A Câmara Municipal de Gaia apresentou esta segunda-feira uma nova ferramenta para os munícipes contactarem com a autarquia. Chama-se “Cidadão Gaia” e visa desburocratizar esse contacto.

Através da aplicação, disponível para os sistema android ou iOS, é possível enviar para a câmara uma sugestão ou reclamação em segmentos como “Trânsito e Vias”, “Ambiente” “Segurança Pública” ou “Habitação Social”.

O utilizador regista o episódio em fotografia, escolhe uma categoria – há nove possíveis – e tem a opção de adicionar um comentário ou sugestão por escrito antes de a enviar.

A “plataforma inovadora”, como a classificou o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, em declarações registadas pela Lusa, quer aproximar os munícipes das instâncias públicas. “Quantos papéis eu tenho recebido de atendimento por razões que têm a ver com a rampa que abateu ou com um pequeno problema”, comentou o autarca.

Ainda de acordo com o responsável, “os serviços têm que tratar da sugestão ou reclamação e têm que lhe dar o despacho respetivo”. O despacho pode ser feito através da aplicação e o cidadão é notificado se e quando o assunto for resolvido.