Localizado na Praça de Lisboa, o Pólo Zero compreende uma área total de 520 metros quadrados. Para além de ser um local destinado ao estudo, este espaço pretende ser a porta de acesso ao mercado para ideias inovadoras dos estudantes. Mas quais são as valências deste lugar?
Estudo
O Pólo Zero mantém parte do objetivo inicial com que foi pensado. É um espaço onde os estudantes podem convergir para estudar. Excluindo algumas faculdades e locais como o E-Learning Café no polo universitário da Asprela, são poucos os sítios onde os alunos podem permanecer a estudar até mais tarde.
No Pólo Zero, as filas de mesas conseguem acomodar cerca de 60 pessoas, 70 se for contabilizada a sala de reuniões. A capacidade pode ser aumentada para 100 lugares, quando o espaço é convertido em auditório. Há ainda uma zona para refeições, com máquinas de venda de snacks, um micro-ondas e uma pia para que os alunos possam lavar a louça.
O espaço vai ter acesso grátis à Internet, através da rede Porto Digital e da rede Eduroam (Education Roaming), utilizada pelos estudantes universitários.
Emprego e Formação
Um dos enfoques da Federação Académica do Porto (FAP) é a promoção do emprego. O Pólo Zero vai também ser um espaço dedicado a seminários e workshops. O objetivo é expor ideias inovadoras de estudantes da Academia do Porto e poder fazer a ponte entre a ideia e o encaminhamento para espaços de incubação.
O Pólo também quer disponibilizar diversas formações gratuitas ou de baixo custo, que variam de semestre para semestre. Isto com o objetivo de fazer com que os alunos consolidem conhecimentos que já tenham adquirido e desenvolvam novas competências.
Empreendedorismo
Os estudantes, e não só, podem olhar para o Pólo Zero como um espaço que promove a criação e desenvolvimento de ideias de negócio. Neste capítulo, a FAP conta com a parceria da FEP Junior Consulting (FJC) para organizar várias atividades que têm como enfoque o empreendedorismo e a inovação, que visam ajudar os alunos com ideias que tenham potencial de crescimento e características globais.
Serviços disponíveis:
- Cedência de uma sala para reuniões com um máximo de 15 horas semanais (marcação prévia);
- Serviços de consultoria que ajudam ao desenvolvimento e implementação de ideias de negócio;
- Apoio jurídico;
- Possibilidade de cedência de espaço para instalação da sede social;
- Disponibilização de Internet e equipamento para videoconferência.
Cultura
O Pólo Zero quer acolher também eventos variados com vista a sensibilizar os alunos do Porto para a Cultura, tais como:
- Apresentações de livros;
- Concertos acústicos;
- Debates;
- Apresentações culturais;
- Sessões de cinema;
- Exposições.
Os estudantes e outras entidades têm, assim, no Pólo Zero, uma montra para o que se faz na Academia do Porto. Existem parcerias com a Câmara Municipal do Porto (CMP), instituições de Ensino Superior, associações e grupos de estudantes da Academia.
Acolhimento
Os estudantes, nacionais e internacionais, que cheguem pela primeira vez ao Porto têm à sua disposição um welcome center, um ponto de informação que ajuda à integração na cidade.
O “Study in Porto”, projeto em conjunto da FAP e da CMP, tem como objetivo aumentar a diversidade cultural e académica, projetando o Porto como uma cidade de estudantes. Para o efeito, está disponível uma plataforma online que junta toda a informação essencial (oferta formativa de Ensino Superior, alojamento, apresentação de serviços, dados sobre o custo de vida no Porto).
Artigo revisto por Filipa Silva