Considerado um dos maiores neurologistas do país, João Lobo Antunes faleceu aos 72 anos, vítima de um cancro, em sua casa em Lisboa.

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, que está em Cuba, lamentou a morte do médico: “É a perda de um amigo, mas também é a perda de um grande português”.

A diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Maria Amélia Ferreira, ressalta, em declarações ao JPN, a importância do legado deixado pelo colega, em especial na instituição da investigação científica em Portugal: “Ao nível médico, quer nas áreas básicas, quer nas áreas clínicas, quer naquilo que ele representou na nossa sociedade, foi uma figura ímpar. A faculdade de Medicina do Porto lamenta profundamente essa perda.”

João Lobo Antunes nasceu em 1944 na capital portuguesa e herdou do pai a paixão pela medicina. Na década de 70, após concluir a licenciatura na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, mudou-se para os Estados Unidos para tirar uma especialização na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

Dez anos depois, de volta a Portugal, passou a dar aulas na Universidade de Lisboa e presidiu o Conselho Científico da instituição. Além de acumular os cargos de vice-presidente para a Europa do World Federation of Neurosurgical e presidente da Sociedade Europeia de Neurocirurgia.

Atualmente João Lobo Antunes liderava a Comissão Nacional de Ética para as Ciências da Vida e o Conselho de Ética da Fundação Champalimaud.

Durante a sua trajetória profissional, recebeu inúmeros prémios, entre eles o Prémio Pessoa em 1996 e o Prémio Nacional de Saúde 2015, como primeiro médico da história a implantar um olho num paciente cego, permitindo-lhe ver algumas formas e cores.

Apaixonado pela área da investigação, o médico dedicou-se ao estudo do hipotálamo e da hipófise, publicou dez livros e mais de 150 artigos científicos.

João Lobo Antunes também exerceu influência na política. Foi mandatário nacional das candidaturas presidenciais de Jorge Sampaio e Cavaco Silva, e fez parte do Conselho de Estado.

O neurocirurgião era irmão do escritor António Lobo Antunes e e do pediatra Nuno Lobo Antunes.

Artigo editado por Filipa Silva