Numa partida sem muita história, da qual o Boavista podia ter saído vencedor, o jogo deste sábado, que colocou os portuenses diante do Estoril no Estádio do Bessa, foi “seco”.

Na primeira parte, os axadrezados não criaram muito perigo e os visitantes souberam aproveitar melhor os lances ofensivos, com dois remates que passaram perto da baliza.

Se no início, o Boavista não estava enquadrado com as redes do Estoril, na segunda parte teve oportunidades para se adiantar no marcador. Depois de ter entrado para substituir Schembri, Erivelto esteve envolvido em duas jogadas que poderiam ter dado a vitória aos axadrezados.

Jogo disputado a meio-campo

Foi o Boavista a ter a primeira oportunidade do jogo. Ao minuto 5, Iuri Medeiros, a jogar na ala direita, podia ter rematado para golo se não tivesse esbarrado na defesa da equipa visitante. O Boavista estava mais perigoso no início do jogo.

Mas o Estoril teve a sua melhor oportunidade aos nove minutos, com Kléber a receber um centro da esquerda e a rematar ao lado do poste direito da baliza de Kamran. Os visitantes anulavam assim o ímpeto inicial do ataque boavisteiro, tornando o jogo mais disputado a meio-campo, onde Idris foi senhor. O capitão boavisteiro juntou-se à linha defensiva para cortar muitos dos ataques adversários.

As duas equipas iam jogando com as linhas muito juntas, e a maior parte dos ataques passava pelas alas. O Boavista jogava de forma cautelosa, não comprometendo defensivamente. Mas ao minuto 26 Eduardo arranca pelo corredor central, passa para Mattheus, que remata por cima da baliza boavisteira.

Na reta final dos primeiros 45 minutos, o jogo estava muito disputado, com as equipas a mostrarem dificuldades em chegar à área adversária. Miguel Leal pedia mais acerto à sua equipa no ataque à baliza do Estoril, e Iuri Medeiros entendeu a mensagem. No último minuto do primeiro tempo, o jogador emprestado pelo Sporting galga terreno interior e, dentro da área, remata à figura de Moreira.

Boavista a desperdiçar

O início da segunda parte foi um espelho dos primeiros minutos da partida. Boavista a criar perigo e a pressionar a defesa contrária. Exemplo disso foi o esforço de Renato Santos que ao minuto 51 podia ter inaugurado o marcador, quando, numa disputa de bola aérea, choca com Moreira.

A pressionar alto, o Boavista obrigava o adversário a jogar de maneira mais precipitada e a despachar bolas como se de batatas quentes se tratassem.

À medida que os minutos iam passando, o jogo ficava cada vez mais equilibrado e o Estoril atacava com mais cabeça, mas sem grandes frutos.

Os últimos dez minutos da partida foram uma sequência de oportunidades perdidas do Boavista. Aos 83’, Renato Santos, na direita, centra para Erivelto cabecear para a malha lateral das redes do Estoril. Foi o mesmo Erivelto que podia ter desbloqueado o jogo no último minuto, se não tivesse demorado tanto tempo a decidir o remate.

“Esta equipa vai fazer um bom campeonato”

O Boavista teve muitas oportunidades para desbloquear o resultado, mas claudicou em frente à baliza de Moreira. “Foi a equipa que quis ganhar o jogo, fez mais por isso”, começou por dizer Miguel Leal, em conferência de imprensa.

Contra o Estoril, o treinador boavisteiro considera que a sua equipa “não teve a mesma dinâmica que teve contra o Marítimo”. “Demos mais alguma liberdade”, referiu.

Apesar do resultado, o treinador axadrezado disse ainda que a sua equipa está no caminho certo. “Esta equipa vai fazer um bom campeonato”, disse.

“O empate foi justo”

Na conferência de imprensa, Fabiano Soares considera que o empate fora de casa é um bom resultado se o Estoril “ganhar o próximo jogo”. Num jogo em que a sua equipa teve por debaixo em muitas ocasiões, o treinador do Estoril considera que o resultado foi “justo”.

Kleber foi um jogador que claramente esteve debaixo de forma, ficando muitas vezes isolado do resto da equipa, mas Fabiano diz que o brasileiro “jogou por necessidade”.

Ficha de jogo
Competição: Liga NOS (9ª jornada)
Estádio: Estádio do Bessa, Porto
Cartões Amarelos: Nuno Henrique (58’);
Equipa de Arbitragem
Árbitro: Luís Ferreira
Árbitros Assistentes: Luís Cabral e Jorge Fernandes
Quarto Árbitro: Carlos Macedo

Boavista FC
Onze inicial: Kamran; Edu Machado, Lucas, Henrique, Talocha; Idris, Carraça, Iuri Medeiros, Fábio Espinho, Renato Santos; Schembri.
Suplentes utilizados: Erivelto (67’); Anderson Carvalho (72’); Bukia (80’).
Treinador: Miguel Leal

GD Estoril Praia
Onze inicial: Moreira; Mano, João Afonso, Thiago Cardoso, Joel; Diogo Amado, Taira, Indio, Mattheus, Eduardo; Kleber.
Suplentes utilizados: Bruno Gomes (73’); Gustavo Tocantins (83’); Lucas Farias (87’).
Treinador: Fabiano Soares

Artigo editado por Filipa Silva