O vereador da proteção civil e fiscalização da Câmara Municipal do Porto, Manuel Sampaio Pimentel, “faleceu esta noite no hospital depois de ter enfrentado uma doença grave”, informou ao início da tarde desta terça-feira a CMP.

Manuel Sampaio Pimentel

Manuel Sampaio Pimentel Foto: porto.pt

O número dois da lista independente de Rui Moreira à Câmara do Porto tinha o mandato suspenso desde o início de julho, a seu pedido, por motivos de saúde.

É o segundo vereador e amigo da lista de Rui Moreira a falecer depois da morte de Paulo Cunha e Silva, que detinha a pasta da cultura, a 11 de novembro do ano passado.

Foram vários os cargos ocupados por Sampaio Pimentel, de 46 anos. Entre 2011 e 2013 foi Diretor Regional do Porto da Segurança Social. Entre 2005 e 2011, foi vereador da Câmara Municipal do Porto e responsável pelos Pelouros das Atividades Económicas, Estudos e Planeamento, Recursos Humanos, Proteção Civil, Fiscalização Geral e Obras Particulares. Foi também Vice-presidente das Águas do Porto e Administrador do Mercado Abastecedor.

De acordo com a nota da autarquia, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, irá decretar três dias de luto municipal, a partir de amanhã, quarta-feira, depois de consensualizar com todas as forças políticas. O corpo de Manuel Sampaio Pimentel ficará em câmara-ardente na Igreja do Foco, ainda esta terça-feira. A missa de corpo presente está marcada para o mesmo local a partir das 14h00, seguindo o funeral para o cemitério do Prado Repouso, onde será cremado.