Sai à estrada este domingo a 13ª edição da Maratona do Porto. A prova de 42,195 quilómetros apresenta um novo percurso e a renovada ambição de bater o número de participantes, sobretudo os que completam a prova. Se há 12 anos só 317 atletas cortaram a meta, o objetivo é agora que esse número chegue, pela primeira vez, aos 5 mil. O ano passado rondaram os 4.500.

Filomena Costa (ACD jardim da Serra), Catarina Ribeiro (Sporting CP), Alberto Paulo (SL Benfica) e José Moreira (Sporting CP) são os atletas portugueses em destaque. Vão correr, como muitos dos atletas de elite envolvidos na prova, pelos mínimos de acesso ao Campeonato do Mundo da Maratona que se realiza, no próximo ano, em Londres.

No quadro masculino, o tempo de referência divulgado esta semana é de 02h14m00; para as mulheres o mínimo está nas 02h32m00s.

Há 58 países representados, dos cinco continentes. O contingente estrangeiro com mais participantes chega de França, com 842 inscritos, mais do que espanhóis (684) e italianos (155).

Destaque ainda para as participações de Yuki Kawauchi, do Japão, com mais de 60 maratonas no currículo, 25 delas como vencedor, e Yonas Kifle, da Eritreia, que se apresenta com o melhor tempo dos participantes com 02h07m24s.

A corrida vai arrancar junto ao mar, em frente ao Sea Life, na zona da Foz, pelas 09h00. A meta está instalada no Queimódromo. E se os primeiros atletas começam a chegar pouco depois das duas horas, muitos participantes ultrapassam as 4, 5 e mesmo 6 horas de prova.

A corrida passa pelos concelhos do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. De acordo com a organização, a prova terá um retorno financeiro estimado entre os 8 e os 10 milhões de euros.

Há outras duas corridas dentro desta. A Family Race, de 15 quilómetros, e a Fun Race de 6 quilómetros.

mapa_maratona

Os dorsais podem ser levantados sexta e sábado, entre as 10h00-19h00, no Centro de Congressos da Alfândega, como é tradicional. É lá que está montada a Expo Maratona, onde além do levantamento de dorsais se podem encontrar stands dos patrocinadores da prova. Há ainda uma boa dose de carbo-hidratos prometida para a “Pasta Party” dete sábado (12h00-17h00) e várias conferências relacionadas com a prática desportiva.

Uma prova de muitos números

E se os 42 quilómetros de prova bastam para dar ideia da dimensão da corrida, há números que ajudam a perceber a envergadura da logísitica: Assim, serão distribuídas 105 mil garrafas de água, 10 mil de bebidas isotónicas, 3 mil quilos de fruta e para os que começam a quebrar: 130 quilos de uvas passas e 350 quilos de marmelada.

O policiamento está assegurado por 220 agentes, e o apoio médico por 110 pessoas. Para quem conseguir vaga, note-se, há ainda 30 massagistas para no final amaciar as mazelas inevitáveis desta prova rainha do atletismo.

Condicionamentos de trânsito

A Maratona do Porto vai obrigar a condicionamentos da circulação na via pública. No Porto, o trânsito vai estar fechado, no domingo, das 05h00 às 18h00, na Estrada da Circunvalação, entre a Praça Cidade do Salvador e a Rua da Vilarinha.

O trânsito vai ser ainda proibído entre as 00h00 e as 18h00 de domingo na Via do Castelo.

Mais longa é a lista de vias com cortes temporários, determinados pela polícia, entre as 08h00 e as 18h00: Praça Gonçalves Zarco, Avenida da Boavista, no troço compreendido entre a Praça Gonçalves Zarco e a Av. Antunes Guimarães, Av. Parque, Rua da Vilarinha, Estrada Exterior da Circunvalação, no troço compreendido entre a Rua da Vilarinha e a Praça Cidade do Salvador, Avenida Montevideu, Avenida Brasil, Rua Senhora da Luz, Esplanada do Castelo, Rua do Passeio Alegre, Rua das Sobreiras, Largo de António Calém, Rua do Ouro, Alameda Basílio Teles, Viaduto Cais das Pedras, Rua de Monchique, Rua Nova da Alfandega, Rua da Reboleira, Cais da Estiva, Praça da Ribeira, Cais da Ribeira, Ponte D. Luis I, Av. de Gustavo Eiff­el, Avenida Paiva Couceiro, Rua da Ribeira Negra, Túnel da Ribeira, Rua Clube Fluvial Portuense e Rua Infante D. Henrique.