Mr.Marley e Zacky Man formam os Supa Squad. O JPN esteve à conversa com a dupla que começou no Porto, é de Coimbra, vive em Lisboa e está umbilicalmente ligada a Cabo Verde.

Marley Rosário, de 24 anos, e Isaac Rosário, de 23, mais conhecidos como Mr.Marley e Zacky Man, respetivamente, são uma dupla cabo-verdiana de dancehall que surgiu em 2011.

São ambos os vocalistas, compositores e produtores dos Supa Squad e afirmam que “criaram uma fusão sólida de dancehall moderno e novo roots reggae”.

O seu primeiro single, “Babylon is Faling”, saiu em 2012. Em novembro do ano passado, lançaram o primeiro EP que conta com as músicas “Jah Jah Bless Me” e “Man a Hustler”. Brevemente será lançado a nova música “Beautiful Day”.

Três anos depois de abrir o concerto de Richie Campbell, a dupla voltou ao Campo Pequeno desta vez para abrir o concerto da banda de reggae norte-americana SOJA, na passada quinta-feira. O JPN esteve à conversa com os Supa Squad no final do concerto.

Para o público que não vos conhece, quem são os Supa Squad?

Mr.Marley: Os Supa Squad são uma dupla com o Mr.Marley, que sou eu, e Zacky Man, que é o meu primo. Nós fazemos dancehall music já há dois, três anos. Temos singles cá fora, vão sair ainda mais singles. Portanto, os Supa Squad para quem não souber: se tiverem energia para dar, somos a banda certa.

Como é que surgiu esta parceria?

Zacky Man: Para já, somos primos. Ambos já tínhamos bases musicais. Ele estava numa banda, os “One Love Family”, já há muito tempo. Eu também tinha outras bandas, por isso sempre existiu uma ligação muito forte à música. Esta parceria era quase inevitável. Começamos então a trabalhar juntos e daí para a frente surgimos com um projeto nosso, connosco na “front line”.

Mr.Marley: Aliás foi no Porto que começou. No início, o nosso nome enquanto dupla era Mr.Marley e Zacky Man, mas como era muito longo mudamos para Supa Squad. Mas começou no Porto, precisamente, e há músicas e singles que foram lançados lá.

Alguma razão em particular para o nome Supa Squad?

Mr.Marley: Para já porque estávamos à procura de um nome mais abrangente, ou seja, mais como equipa e não tão individual. Somos vários a fazer. Sou eu, ele, temos também o meu irmão… temos um núcleo. Somos todo um esquadrão.

Zacky Man: Uma verdadeira equipa…

Mr.Marley: Precisamente.

Cá em Portugal o género dancehall não é muito conhecido por isso como é que vocês definiriam o dancehall para quem não sabe? O que é e também o porquê de o terem escolhido.

Mr.Marley: Nós quando começamos na música individualmente era com o reggae e para quem não sabe o dancehall é uma vertente do reggae. Ou seja, já para mim, quando era mais miúdo, sempre que entrava uma música de dancehall numa festa de reggae era mais aquela energia. O dancehall acaba então por ser uma mistura do reggae com hip hop. Aquela batida mais club com um flow mais de reggae. É uma mistura interessante. É muito festiva.

Como reagiram ao saberem que foram nomeados para os Cabo Verde Music Awards (CVMA) 2016 para a categoria de melhor música urbana?

Zacky Man: Fiquei surpreso, logo desde início. Sabia que a nossa música chegava lá, mas não a esse ponto. Não estávamos à espera. Eu cresci aqui em Lisboa, mas foi lá em Cabo Verde que eu nasci.

Mr.Marley: Ele estava mais entusiasmado que eu. Quando soubemos, ele apenas se virou para mim e disse: “meu vamos para cabo verde, não interessa para o que é que é vamos para Cabo Verde” e foi a primeira vez que eu fui para Cabo Verde.

E o que é que achou de Cabo Verde Mr.Marley?

Mr.Marley: É assim eu só estive naqueles 200 metros do hotel até à praia (risos), mas sempre foi qualquer coisa. Foi bom.

E é sempre bom terem esse tipo de reconhecimento.

Mr.Marley: Sim claro. Eu nem sequer tinha a noção que tínhamos esse nome lá em Cabo Verde. Nunca fomos lá atuar e saber que tínhamos sido nomeados para os CVMA é sem dúvida gratificante.

Hoje cantaram uma nova música “Beautiful Day”, para quando é o seu lançamento?

Mr.Marley: Brevemente. Não sei dizer uma data especificamente, mas apresentamos aqui hoje, o que quer dizer que está pronta e irá sair.

Sobre o quê é que fala a música?

Mr.Marley: A “Beautiful Day” é uma música que fala de um bom dia. É uma música para nos fazer lembrar aqueles dias quentes de calor e verão. Agora que estamos a chegar ao inverno anda toda a gente mais deprimida, com o frio. Esta música serve mesmo para animar e recordar esses dias.

Gostaram da reação do público quando a apresentaram?

Zacky Man: Fiquei emocionado porque havia pessoas de pé que já estavam a cantar ou “na onda” daquilo. Parecia que já conheciam, que já tinha ouvido algumas vezes. Não estava nada à espera. Havia gente que sabia mesmo cantar. Na brincadeira fizemos mesmo um “live” em direto para o Facebook para mostrar toda essa energia

Como é que foi pisar o palco do Campo Pequeno e abrir o concerto dos SOJA?

Mr.Marley: Nós já tínhamos aberto o concerto do Richie Campbell há uns dois anos aqui no Campo Pequeno.

Zacky Man: Por acaso foi o primeiro concerto com o nome Supa Squad.

Mr.Marley: É sempre uma responsabilidade gigante. Praticamente toda a gente que está aqui vem para ver SOJA, por isso, há uma grande responsabilidade em estar bem e no fundo estar à altura do nosso trabalho.

Como vocês disseram, o dancehall parte do reggae por isso pergunto-vos se costumam ouvir SOJA? Gostam da música deles?

Mr.Marley: Há vários tipos de reggae, assim como há vários tipos de dancehall. Consideramos o tipo de reggae dos SOJA mais abrangente, mais global, mais versátil porque tem um bocado mistura de pop, um bocado de mistura de baladas. Mas sim, eu pessoalmente gosto.

Quais são os próximos planos e onde vos podemos encontrar?

Mr.Marley: Os nossos planos agora é lançar o novo single o “Beatiful Day” em princípio, mas não tenho a certeza, até ao final do ano. Para começarmos o próximo ano com um novo espetáculo, uma nova imagem.

Zacky Man: E eventualmente um álbum.

 

Artigo editado por Filipa Silva