A Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) desaconselha a utilização balnear ou recreativa da água de todas as praias do concelho até ao final do mês de março de 2017.

A recomendação, tornada pública numa nota de imprensa divulgada esta segunda-feira, deriva das obras de modernização que estão a ser levadas a cabo na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Matosinhos/Leça da Palmeira.

Essa intervenção, orçada em 16 milhões de euros, entrou numa nova fase, que se deve estender até março do próximo ano, e que vai obrigar à interrupção pontual e parcial do atual sistema de tratamento primário. Isto para que sejam integrados no sistema novos equipamentos.

“Embora se trate de interrupções parciais e de curta duração, planeadas de modo a não prejudicar o normal decurso da época balnear, é possível que os trabalhos a realizar nos próximos meses tenham reflexos na qualidade da água das praias com concelho”, informa a autarquia.

Assim, para “acautelar a saúde de todos os utilizadores das praias” a Câmara lança o aviso à população e garante já ter também informado “as entidades que lidam diretamente com o mar e com a salubridade pública, bem como todas as associações desportivas que utilizam o mar de Matosinhos para a prática das suas atividades”.

A autarquia deixa em aberto a possibilidade de adotar medidas adicionais no decurso do processo, sendo prometida uma monitorização permanente da qualidade da água.

A junção de um sistema de tratamento secundário ao principal, em curso, “constituirá um dos mais completos equipamentos de tratamento de esgotos do país”, garante ainda a CMM.