Os Reis de Espanha vão fazer uma visita oficial a Portugal entre os dias 28 e 30 de novembro e da agenda consta uma passagem pela Universidade do Porto. O périplo, organizado pela Presidência da República, vai incluir uma passagem pelo polo tecnológico da UPTEC, na Asprela, bem como pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), na mesma zona da cidade do Porto. A visita decorre no dia 29.

Ainda neste dia, Filipe VI e Letízia vão a Serralves visitar a coleção Miró ali exposta e têm ainda um almoço marcado no Palácio da Bolsa com empresários, neste caso a convite de Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto.

É, aliás, com Rui Moreira, nos Paços do Concelho da cidade, que a visita oficial a Portugal vai começar, numa sessão solene marcada para dia 28. Segue-se, de acordo com os serviços de comunicação da Presidência da República, um jantar oficial oferecido pelo Presidente da República no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

O objetivo desta visita, que Marcelo Rebelo de Sousa mencionara aquando da inauguração da exposição de Miró em setembro, ainda sem datas e locais, na altura, tem como objetivo atestar a “diversidade e intensidade da relação entre os dois países e os dois povos”. Procurou-se ainda incluir diversas vertentes no programa – de âmbito cultural, científico, económico e social. “Será um programa marcado pela riqueza do passado e do presente do relacionamento luso-espanhol mas também orientado para um futuro igualmente desafiante e promissor”, diz a Presidência da República. É aliás nesta perspetiva que se enquadra a inclusão da Universidade do Porto no programa.

Do palácio da Bolsa, no dia 29, os Reis de Espanha seguem para Lisboa onde vão ser recebidos na Câmara Municipal. À noite há um jantar oferecido pelo primeiro-ministro no Palácio das Necessidades.

No terceiro e último dia da visita, 30 de novembro, os Reis de Espanha serão recebidos em São Bento pelo Primeiro-ministro, seguindo depois para a Assembleia da República para participar numa sessão solene em sua honra. O programa inclui ainda uma receção à comunidade espanhola na Embaixada de Espanha em Lisboa e uma visita à Fundação Champalimaud.