Portugal voltou a golear, dando mais um passo rumo ao apuramento para o Mundial 2018. Num jogo que se realizou no Estádio do Algarve, este domingo, a seleção portuguesa venceu por 4-1, respondendo da melhor forma ao triunfo da Suiça, sobre as Ilhas de Faroé.

No entanto, apesar da equipa das «quinas» ter vencido o jogo por uma margem considerável, a Letónia vendeu cara a derrota, num jogo em que o campeão europeu foi sempre dominador e ganhou com toda a justiça, mas teve longe de fazer uma exibição brilhante.

Na primeira parte, o jogo foi, praticamente, de sentido único. Contudo, foi só através de uma grande penalidade, convertida por Cristiano Ronaldo, que Portugal conseguiu inaugurar o marcador.

A meio do segundo tempo, a seleção letã viria a marcar um golo, através de Zjuzins, na segunda vez que a equipa da Letónia foi à baliza de Rui Patrício. A resposta portuguesa não se fez esperar e, dois minutos depois, William Carvalho coloca, novamente, Portugal em vantagem, através de um cabeceamento certeiro, à boca da baliza.

Nos minutos finais da partida, o capitão português finaliza com um pontapé acrobático dentro de área, alargando o resultado para 3-1. Para lá do minuto 90, em resposta a um cruzamento de Raphael Guerreiro, Bruno Alves cabeceia para o quarto golo da equipa das ‘quinas’, sentenciando assim o resultado da partida.

Primeira parte quase de sentido único

Fernando Santos fez três alterações em relação ao jogo do dia 10 de outubro, frente às Ilhas de Faroé. O 4-4-2 manteve-se mas, no setor defensivo, o castigado Pepe deu lugar a Bruno Alves e Antunes cedeu o lugar a Raphael Guerreiro, que regressou de lesão. No setor ofensivo, Ricardo Quaresma foi relegado para o banco de suplentes, com Nani a recuperar o lugar. Já Marians Pahars, optou por alterar o 4-5-1 que tinha utilizado no último jogo, frente à Hungria, para jogar num 4-4-2. Para além disso, fez duas alterações. Saiu Aleksejs Višņakovs para dar lugar a Freimanis. Na frente de ataque, Valerijs Sabala deu lugar a Rudnevs.

O jogo começou com a seleção lusa por cima do jogo. No entanto, ironicamente, o primeiro lance de perigo pertenceu à seleção letã, logo aos 10 minutos de jogo, por intermédio de Tarasovs, a desviar ao primeiro poste na sequência de um canto. Valeu Rui Patrício, que estava atento aos movimentos do médio. Depois desse lance, a Letónia nada mais conseguiu, ofensivamente, no resto da primeira parte.

Seguiu-se um domínio absoluto por parte de Portugal. No minuto 27, Nani cai na área da Letónia carregado em falta por Freimanis e o árbitro apontou para a marca de grande penalidade. Chamado a converter, Cristiano Ronaldo não falhou e abriu o marcador para os campeões europeus.

No entanto, mesmo depois do golo, o jogo nunca esteve fácil para Portugal. A Letónia continuou a defender muito bem, a organizar-se sempre de forma a pressionar, com agressividade, o portador da bola. A equipa das «quinas» sentia dificuldades para conseguir fluidez no seu jogo. Ainda assim, o golo marcado veio colocar justiça no marcador, depois de uma primeira parte quase de sentido único.

Ricardo Quaresma derruba ‘muralha defensiva’

A segunda parte começou da mesma forma que a primeira, ou seja, com Portugal a dominar o jogo. À procura do segundo golo, Fernando Santos optava por uma estratégia que privilegiava o corredor central, com os médios-alas portugueses a fazer muito jogo interior, movimentando-se da ala para o meio.

No minuto 59’, é cometida uma falta sobre André Gomes e o escocês Bobby Madden assinala nova grande penalidade. No entanto, desta vez, Cristiano Ronaldo acerta no poste.

Na sequência de uma jogada de insistência, aos 68’, a Letónia acaba mesmo por chegar ao empate, na segunda vez que consegue rematar à baliza. Zjuzins aproveita um ressalto de Rudnevs e dispara forte, num remate que só parou no fundo das redes de Rui Patrício.

A seleção portuguesa nem sequer deixou a Letónia reorganizar-se na partida. Dois minutos depois, através de um cruzamento da direita por parte do recém-entrado Ricardo Quaresma, aparece William Carvalho, à boca da baliza, para cabecear para o 2-1.

Com a saída de João Mário e entrada de Gelson Martins, no minuto 72, a estratégia de Fernando Santos mudou. A equipa lusa abriu muito mais as linhas, com dois médios bem «abertos» e, com isso, conseguiu mais cruzamentos para a área, o que acabou por resultar numa melhoria da qualidade de jogo.

Aos 85’, Quaresma volta a estar novamente em evidência, fazendo um cruzamento para Cristiano Ronaldo. O capitão português, através de um pontapé acrobático, finalizou de uma forma irrepreensível e fez, assim, o seu 68º golo na seleção.

Já passava do minuto 90’, quando Cristiano Ronaldo atira, pela segunda vez, a bola ao ferro. No entanto, foi através de um cabeceamento de Bruno Alves, em resposta a um cruzamento de Raphael Guerreiro, que Portugal chega ao quarto golo da partida.

Os últimos minutos do jogo foram favoráveis a Portugal, que acabou por golear. No entanto, o resultado final não espelhou as dificuldades sentidas pelo campeão europeu, na maior parte do jogo.

“Não foi uma grande exibição, mas foi uma boa exibição”

Em conferência de imprensa, Fernando Santos revelou que se tratou de uma vitória sofrida.

Sobre a primeira parte, admitiu a pouca intensidade de jogo da equipa portuguesa, com uma circulação muito lenta: “Nas poucas vezes que fizemos variação de flancos, nunca aproveitámos para dar embalagem e velocidade ao jogo, e desestabilizar o adversário. E isso foi permitindo que a equipa da Letónia – bem agrupada – conseguisse controlar as nossas investidas”.

Em relação à segunda parte, notou algumas melhorias e frisa que a equipa soube reagir muito bem ao golo sofrido: “A partir daí fomos uma equipa muito rápida e envolvente, e a entrada do Quaresma permitiu que pelo menos num dos lados a equipa tivesse a capacidade de chegar à linha e cruzar o que levou a preocupações diferentes por parte do adversário.”

“Entrou o Quaresma e… ‘boomm’!”

O selecionador da Letónia, em conferência de imprensa, confessou que Portugal jogou melhor. No entanto, Marians Pahars, também referiu que não facilitou a tarefa e destacou um jogador adversário: “Até à entrada de Quaresma, não estava a ser fácil para Portugal. Controlava a bola, mas não conseguia criar perigo. Entrou o Quaresma e… ‘boomm’! Um jogador como Quaresma pode fazer uma diferença gigantesca”.

Suiça não desarma

Ao fim de quatro jornadas, a Suiça, Alemanha e Bélgica são as únicas equipas, no apuramento, só com vitórias. A jogar em casa, os helvéticos venceram as Ilhas de Faroé, por 2-0, com golos assinalados por Eren Derdiyok e Stephan Lichtsteiner.

Portugal, com este triunfo, continua no 2º lugar, no grupo B, de Qualificação para o Mundial de 2018. A seleção portuguesa soma 9 pontos em quatro jogos, ao passo que a Suiça ocupa o primeiro lugar, com 12 pontos.

Ficha de jogo

Competição: Campeonato do Mundo 2018 – Fase de Qualificação (4ª jornada)
Estádio: Estádio do Algarve
Assistência: 20.744 espectadores
Golos: Cristiano Ronaldo (28’), Zjuzins (67′), William Carvalho (70′), Cristiano Ronaldo (85′), Bruno Alves (90’+2′)
Cartões Amarelos: Kluskins (15’), André Gomes (17’), V. Maksimenko (26’), K. Gorkšs (53’), V. Gabovs (76’)

Equipa de Arbitragem
Árbitro: Bobby Madden (escocês)
Árbitros Assistentes: David McGeachie e Stuart Stevenson
Quarto Árbitro: Steven McLean

Portugal
Onze inicial: Rui Patrício; João Cancelo, José Fonte, Bruno Alves, Raphael Guerreiro; João Mário, William Carvalho, André Gomes e Nani; Cristiano Ronaldo (capitão) e André Silva
Suplentes utilizados:
Ricardo Quaresma, Gelson Martins, Renato Sanches
Treinador:
Fernando Santos

Letónia
Onze inicial: Vanins; Freimanis, Jagodinskis, Gorkss (capitão) e Maksimenko; Gabovs, Laizans, Tarasovs e Kluskins; Rudnevs e Ikaunieks
Suplentes utilizados: A. Zjuzins, A. Visnakovs, V. Gutkovskis
Treinador: Marians Pahars