A rua de Brito Capelo, bem no centro de Matosinhos, alberga desde sexta-feira o novo pólo do Design da cidade. O espaço ESAD IDEA – Investigação em Design e Arte, “não será apenas um centro de investigação”. As palavras são do presidente da Câmara Guilherme Pinto que, em parceria com a Escola Superior de Artes e Design (ESAD), acredita que vai ver aceite, já em 2017, a candidatura de Matosinhos à Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

A inauguração do espaço teve direito a pompa e circunstância. Entre diversas personalidades da política, destaque para a presença do primeiro-ministro António Costa e do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. O anfitrião Guilherme Pinto destacou ambicionar que “Matosinhos, com o Porto e Vila Nova de Gaia, sejam o motor da região para o desenvolvimento da economia do país.”

Já o primeiro-ministro frisou que “a inauguração deste espaço é da maior importância porque, sem investir na educação, na cultura, na criatividade, na inovação, na transferência e aplicação de conhecimento (…) não há emprego que se crie, não há investimento que exista nem fábricas a produzir.”

Além de acolher o espaço dedicado à investigação científica, o ESAD IDEA conta com uma cafetaria, uma galeria, uma loja e uma residência de artistas. Este centro já se encontra a funcionar em pleno e coordena a gestão da Incubadora de Design do Mercado do Matosinhos e a orientação Científica da Casa do Design.

Os objetivos passam pela fixação de novas empresas e de residentes mais qualificados, e ainda a melhoria da qualidade de visa e a afirmação de Matosinhos como cidade que privilegia a criatividade e a cultura, de acordo com a autarquia.

A requalificação do espaço, nos antigos edifícios da Caixa Geral de Depósitos e da Caixa de Crédito da Previdência, foi orçada em 750 mil euros, comparticipados por fundos comunitários.

Tendo em vista diferentes públicos e projetos, o Espaço ESAD IDEA promete promover uma programação dinâmica e abrangente, em aliança com outros equipamentos já existentes na cidade, nomeadamente a Incubadora de Design do Mercado de Matosinhos, a Casa do Design, a Casa da Arquitectura e a ESAD.

A exposição inaugural da ESAD IDEA, “Playtime: Design Industrial para a Vida Moderna”, reúne mais de 150 objetos. São peças emblemáticas da história do design industrial da segunda metade do século XX. A curadoria é de Maria João Baltazar e José Bartolo. Pode ser vista até 27 de janeiro.

Artigo editado por Filipa Silva