Filipe VI e Letícia começam esta segunda-feira uma visita de Estado de três dias a Portugal. A visita dos Reis de Espanha começa no Porto, na Praça da Liberdade, onde os monarcas devem chegar pelas 11h00.

Neste primeiro dia, os Reis são recebidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à entrada da Câmara Municipal do Porto, com honras militares.

Além de um encontro entre o chefe de Estado português e espanhol, haverá lugar a uma sessão solene que vai arrancar com uma intervenção do presidente da autarquia, Rui Moreira.

Ainda no primeiro dia, os Reis de Espanha vão à Fundação de Serralves, onde visitam a exposição de Juan Miró. A chegada a Serralves está prevista para as 12h50.

No segundo dia da visita, terça-feira, Filipe VI e Letícia têm na agenda uma visita ao Polo Tecnológico da UPTEC, na Asprela, a partir das 10h45. Segue-se uma visita ao Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S) também na Asprela.

O almoço que se segue vai ser oferecido pela Câmara Municipal do Porto e tem lugar no Palácio da Bolsa, com a participação de empresários portugueses e espanhóis. Às 15h00, os Reis partem para Lisboa onde vão ser recebidos também nos Paços do Concelho. Do programa de visita consta ainda um encontro com o primeiro-ministro António Costa.

O último dia da visita passa pelo Palácio de Belém, pela Assembleia da República, pela Embaixada de Espanha e, para fechar, pela Fundação Champalimaud.

De acordo com a informação divulgada pela Câmara Municipal do Porto, eis a lista de constrangimentos de trânsito com que os portuenses devem contar:

Condicionamentos das 8 às 14 horas do dia 28

– Rua de Camões com a Rua Gonçalo Cristóvão;
– Rua do Almada com a Rua Alferes Malheiro;
– Rua Dr. Ricardo Jorge com a Rua Clube dos Fenianos;
– Campo Mártires da Pátria com Rua dos Clérigos;
– Rua dos Clérigos com Rua das Carmelitas;
– Rua das Fontainhas (a obrigar a virar à direita na Rua Rodrigues de Freitas);
– Avenida Rodrigues de Freitas com Rua D. João IV;
– Rua Augusto Rosa com Rua General Sousa Dias;
– Praça dos Poveiros com Rua de Passos Manuel (ou Rua de Passos Manuel com Santa Catarina com pilarete aberto);
– Praça D. João I com Rua Sá da Bandeira.

Cortes durante as cerimónias

Serão efetuados os mesmos cortes anteriormente descritos, permitindo-se a passagem de veículos da Avenida Rodrigues de Freitas e Rua das Fontainhas em direção à Rua Alexandre Herculano e Praça da Batalha.

Proibições de estacionamento das 00h00 às 14h00 do dia 28

– Rua do Estevão;
– Rua Dr. António Luis Gomes;
– Rua Guilherme Costa Carvalho;
– Praça General Humberto Delgado;
– Rua Ramalho Ortigão;
– Rua Rodrigues Sampaio;
– Rua Jorge Viterbo Ferreira;
– Rua de Serralves.

Proibição de estacionamento das 00h00 às 16h00 no dia 29

– Rua Ferreira Borges;
– Rua da Bolsa;
– Rua Alfredo Allen;
– Rua Júlio Amaral de Carvalho