Passam esta segunda-feira 20 anos sobre a classificação do Centro Histórico do Porto, pela UNESCO, como Património Cultural da Humanidade. O aniversário é redondo e a Câmara do Porto decidiu dar-lhe um programa de comemorações, com o objetivo central de pôr a cidade a olhar para o património classificado.

Mas antes de se fazer luz sobre o Centro Histórico, os 20 anos do título da UNESCO vão fazer-se ouvir na cidade. Assim, a partir do meio-dia os sinos de várias igrejas e monumentos vão tocar em uníssono como há 20 anos, quando o anúncio oficial foi conhecido. Durante 20 minutos os sinos dos Clérigos, Sé Catedral do Porto e igrejas de São Francisco, Misericórdia do Porto, São João Novo, São José das Taipas, São Nicolau e Nossa Senhora da Vitória vão tocar para recordar a boa-nova à cidade.

Às 17h00, o palco passa para a ponte Luís I, que integra a lista de património classificado pela UNESCO. Quem passa habitualmente pelo tabuleiro inferior da ponte está habituado a algumas acrobacias. As de quem tenta contornar os turistas em trânsito pelos passeios e as daqueles que dali se atiram ao rio. O verão já lá vai e esta segunda-feira o espetáculo é outro: a partir das 17h00, como se disse, terá lugar uma performance aérea de dança acrobática, a partir de um trapézio suspenso no tabuleiro superior da ponte.

Depois, naquela ponte ainda, vai ser inaugurada uma instalação de luz – batizada de “LUiZ” – inspirada no traçado arquitetónico da ponte, inaugurada há 186 anos, a qual vai ficar patente até ao próximo domingo.

E com a chegada da noite, a festa faz-se de luz. Além da instalação da ponte, pelas 17h30 vão ser ligadas outras seis instalações de luz do programa ALUMIA, concebidas por seis artistas e coletivos da cidade. A ideia é, de acordo com a autarquia, convocar “o público a um novo olhar e diferentes leituras sobre o património e a sua paisagem envolvente”.

Rui Moreira, presidente da autarquia, vai estar na inauguração destas instalações num passeio que vai começar no Jardim da Cordoaria (junto ao lago) e que vai passar pelo Largo do Amor de Perdição, Clérigos, Largo dos Lóios, Estação de São Bento (fachada) e Bairro da Sé.

As inatalações do ALUMIA ficam patentes até ao dia 8 de janeiro. Esta segunda-feira, há cinco visitas guiadas abertas ao público entre as 17h30 e as 21h30, de hora a hora, sempre com saída do Jardim da Cordoaria.

Pelas 18h30 as comemorações prosseguem com a apresentação do livro “Porto Património Mundial 20 anos | 20 imagens”, na Biblioteca do Seminário Maior, seguida de um debate sobre cidades Património Mundial. O debate será moderado pelo professor Álvaro Domingos e terá como convidados a vice-presidente da Câmara de Marraquexe, Awatef Berdai, o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Manuel Correia Fernandes, e o arquiteto Rui Loza.

O dia em que se assinalam os 20 da classificação do Centro Histórico do Porto como Património Cultural da Humanidade fecha com um concerto, pelas 22h00, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa.