O Boavista voltou a perder perante o Vitória de Guimarães esta época, desta vez para o campeonato e novamente por 2-1. Numa noite fria de sábado no Estádio do Bessa, o suspeito do costume, Hurtado, foi de novo quem sentenciou a partida, de livre, tal como tinha feito no jogo da Taça de Portugal, há três semanas. Os axadrezados não vencem desde a deslocação a Vila do Conde, a 5 de novembro, e não conseguiram afastar-se da linha de água.

O Boavista entrou na partida de orgulho ferido, tentando vingar o jogo da Taça de Portugal, mas foi o Vitória que chegou primeiro ao golo e fê-lo muito cedo. Na sequêcia de um canto batido por Raphinha, aos 3 minutos de jogo, a bola encontrou a cabeça do estreante Teixeira, que saltou mais alto que o defesa boavisteiro Talocha para fazer o primeiro golo. Uma estreia de sonho para o ponta de lança uruguaio, que apenas tinha somado 35 minutos na Liga NOS.

A liderança do Vitória não durou muito tempo. Apenas dois minutos depois, o central Philipe Sampaio restabeleceu o empate, novamente num canto, desta feita marcado pelo extremo emprestado pelo Sporting Iuri Medeiros.

O jogo acalmou e as equipas neutralizaram-se durante o que restava da primeira parte. A bola foi disputada sobretudo no meio-campo. O Boavista criou perigo ao minuto 27, com um remate de Iuri Medeiros dentro da área, bloqueado pelo lateral Konan.

Apesar do equilíbrio, a equipa do Boavista mostrava-se mais disposta a assumir a iniciativa de jogo e voltou a criar perigo à passagem do minuto 32, na sucessão de um canto batido por Renato Santos. O guarda-redes Douglas aliviou a bola contra a cabeça do ponta de lança Schembri, que não teve tempo de reação para colocar a bola no fundo das redes.

Hurtado uma vez mais herói no Bessa

Após o intervalo, o Vitória voltou ao relvado com vontade de levar os três pontos para Guimarães, e criou perigo logo a abrir a segunda parte, com um remate de João Pedro aos 47 minutos, que saiu ao lado da baliza de Kamran.

À passagem do minuto 57, Edu Machado conseguiu desmarcar-se do lado direito, ultrapassando o lateral vimaranense, e cruzou com muito perigo para a entrada da área, porém, nem Renato Santos, nem Carraça conseguiram finalizar a jogada.

O jogo ia ficando cada vez mais físico à medida que os minutos passavam, com amarelos mostrados a Hurtado, Texeira, João Aurélio e Anderson Carvalho, e cada vez mais partido, com o rigor tático a dar lugar a contra-ataques de ambas as equipas.

Aos 67 minutos, o guarda-redes azeri esteve em grande plano ao defender um remate à queima roupa de Raphinha, que surgiu nas costas da defesa axadrezada, na sequência de um cruzamento do lado direito do ataque.

Apenas um minuto depois, na sequência de um livro marcado a favor da equipa de Guimarães, Hurtado voltou a ser decisivo, novamente na sequência de um livre direto, marcado ao ângulo da baliza de Kamran, que ainda tocou na bola, mas não com força suficiente para evitar que esta ultrapassasse a linha de golo.

Depois do golo, os dois técnicos decidiram mexer. Pedro Martins introduziu velocidade na ala, trocando Raphinha por Hernâni, e Miguel Leal lançou Makhmudov para o lugar de Carraça.

Boavista ineficaz na procura do empate

O Boavista lançou-se no ataque e controlou o resto da partida, criando perigo por várias ocasiões. Aos 84 minutos, Schembri cabeceou à figura do guarda-redes, e a quatro minutos dos 90, o ponta de lança maltês combinou com Iuri Medeiros que cruzou tenso, mas não encontrou ninguém que finalizasse.

Entretranto, o treinador da equipa de Guimarães esgotou as alterações, lançando Moreno e Bernard para os lugares do lesionado Hurtado e João Pedro. Já o técnico dos axadrezados, apenas efetuou mais uma alteração, tirando Tengarrinha, que deu lugar a Erivelto.

Aos 88 minutos, chegou a celebrar-se o golo do empate nas bancadas do Bessa, porém, o remate de Erivelto foi invalidado, visto que a bola terá ultrapassado a linha de fundo no cruzamento que antecedeu a jogada. Mesmo a fechar a partida, já depois do minuto 90, um remate cruzado de Schembri obrigou o guarda-redes do Vitória a uma boa defesa, que cedeu canto à equipa do Boavista.

O Vitória conseguiu resistir à investida ofensiva do Boavista nos últimos minutos da partida, e voltou a ser feliz no Estádio do Bessa, regressando à cidade berço com os três pontos e com o quarto lugar provisório na Liga NOS. Apesar do domínio estatístico da equipa portuense, que teve 54% de posse de bola e mais seis remates que a equipa adversária, a equipa comandada por Miguel Leal  não conseguiu evitar a derrota, e somou a terceira seguida para o campeonato.

“Acredito que no futuro vamos ser felizes”

Na conferência de imprensa, o treinador dos axadrezados elogiou “a entrega e a qualidade de jogo” da sua equipa, apesar da derrota. Miguel Leal confessa que “a equipa não está na máxima força”, dada as suspensões e lesões que afetam o plantel, e que isso “influenciou o resultado”.

Questionado em relação às diferenças entre as duas equipas, o treinador acredita que “o plantel do Vitória é de outro nível”, mas acredita que “ao nível de jogo, isto não se traduziu”, elogiando a resposta dos seus jogadores às adversidades. “Fizemos mais remates, mais ataques, tivemos mais posse de bola e criamos mais oportunidades, mas acabamos por perder o jogo”, disse Miguel Leal.

O treinador terminou com uma palavra de otimismo e esperança para o futuro. “Nós vamos dar a volta por cima. O Boavista está numa fase de reafirmação na Primeira Liga, e este ano tenho a certeza que fará melhor campanha que fez nos anos anteriores.”

“Queriamos dar uma resposta positiva”

Já Pedro Martins realçou a dificuldade da partida, e a importância da vitória “depois de dois resultados negativos”. “O objetivo era mesmo esse, por vezes não jogando bem, mas acima de tudo vencer o jogo”, disse o treinador.

O técnico português dedicou a vitória aos “sócios e adeptos”, e afirmou que o “campeonato é longo e muito desgastante, e vai exigir esta postura, este foco e este compromisso”.

Face à ausência de um dos goleadores da equipa – Tiquito Soares, por lesão -, o treinador elogiou o estreante, que marcou o seu primeiro golo com a camisola do Vitória: “O David, perante muitos meses sem jogar, teve um rendimento muito positivo”.

Com esta derrota, o Boavista mantém-se no 14º lugar, podendo cair para 15º, em caso de vitória do Feirense frente ao FC Porto. Já o Vitória de Guimarães, soma 24 pontos e sobe ao 4º lugar provisoriamente, ficando à espera do resultado do jogo entre o Braga e o Paços de Ferreira. Ambos os jogos são disputados este domingo.

Ficha de Jogo
Competiçã
o: Liga NOS, 13ª jornada
Estádio: Estádio do Bessa Século XXI, Porto
Golos: David Texeira (3’); Philipe Sampaio (5’); Hurtado (67’)
Assistência: 5.699

Cartões Amarelos:  Hurtado (49’); Texeira (75’); P.Sampaio (63’); Anderson Carvalho (82’); João Aurélio (85’)

Equipa de Arbitragem
Á
rbitro: Hugo Miguel
Árbitros Assistentes: Nuno Pereira, Nuno Roque
Quarto Árbitro: Manuel Oliveira

Boavista FC
Onze inicial:
Kamran; Edu Machaco; Philipe Sampaio; Lucas; Talocha; Carraça; Tengarrinha; Anderson Carvalho; Iuri Medeiros; Renato Santos e Schembri;
Suplentes utilizados: Emin Makhmudov; Erivelto;
Treinador: Miguel Leal

Vitória SC
Onze inicial: Douglas; Bruno Gaspar; Josué; P. Henrique; Konan; João Aurélio; João Pedro; Raphinha; Hurtado, Marega e Texeira
Suplentes Utilizados: Hernani; Moreno; Bernard
Treinador: Pedro Martins