Tondela e Boavista entraram em campo, este domingo, no Estádio João Cardoso, à procura de uma vitória e de um novo fôlego, depois dos resultados negativos dos últimos jogos.

Sairam a dividir pontos com um empate a uma bola, com golos de Lystcov, para os da casa, ao fechar da primeira parte, e de Anderson Carvalho, em bom estilo, já perto do final do encontro.

Apesar de uma entrada tímida por parte de ambas as equipas, a partir da dezena de minutos, o Tondela começou a soltar-se e fez várias investidas no ataque. O Boavista apareceu apenas uma vez, na primeira parte, a criar perigo para a baliza de Cláudio Ramos, com um remate rasteiro de Renato Santos que acabou por sair alguns centímetros ao lado da baliza.

Apesar de o Boavista ter tido mais bola e começar a evoluir no terreno, revelava-se uma equipa muito pouco esclarecida e organizada ofensivamente, sem conseguir sair para o ataque com qualidade. Já o Tondela, conseguiu rematar 12 vezes na primeira parte contra apenas uma das “panteras”.

Livre direto de Lysctov a fechar a primeira parte

Já nos minutos finais da primeira parte, o Tondela fez o primeiro golo da partida – depois da substituição forçada, por lesão, de Claude Gonçalves que deu o lugar a Hélder Tavares – na conversão de um livre direto por Lysctov. Foi um grande lance do central emprestado pelo Benfica. Aghayev, o guarda-redes do Boavista, podia ter feito melhor, mas o mérito é do o defesa tondelense que rematou com potência e precisão para a baliza adversária. A primeira parte não podia ter terminado melhor para o Tondela.

O Boavista entrou para os segundos 45 minutos determinado a reverter o resultado. Com vários ataques bem desenhados, Cláudio Ramos, o guarda-redes anfitrião, foi obrigado a intervir mais vezes na segunda metade, com algumas defesas determinantes.

Panteras começam a mostrar as garras

A vontade e o querer do Boavista estavam lá, numa altura em que o Tondela estava recolhido na sua zona defensiva. Os axadrezados não desistiram do jogo e, ao minuto 69, criou-se um dos lances de maior perigo para a baliza do Tondela. Iuri Medeiros tenta o chapéu mas Cláudio Ramos estava atento e não permitiu o empate do Boavista.

O Tondela “saiu da toca” e começou a atacar mais nos últimos 20 minutos de jogo, ainda assim, o Boavista já não era o mesmo da primeira parte e respondia às investidas da equipa caseira. O jogo estava partido e no minuto 77, o Boavista pediu penálti por falta de Cláudio Ramos sobre o ponta-de-lança Erivelto. O árbitro, Bruno Esteves, assim não entendeu e admoestou o avançado boavisteiro com cartolina amarela por simulação.

O momento de futebol mais bonito da partida foi protagonizado por Iuri Medeiros e Cláudio Ramos. Iuri rematou de primeira após cruzamento de Erivelto para uma defesa SOS de Cláudio Ramos. Na sequência desta jogada, ao minuto 87, o Boavista ganhou um canto e Anderson Carvalho, à entrada da área, rematou de primeira, sem hipótese de defesa para Cláudio Ramos. O Boavista fez pela vida e conseguiu o golo quase ao cair do pano.

Apesar de nenhuma das equipas ter conseguido voltar aos triunfos, acabaram por inverter a tendência negativa e conseguiram pontuar.

 “Duas partes distintas”

No final do encontro, em declarações à SportTV, o técnico Miguel Leal considerou que a equipa do Boavista entrou muito mal, sem agressividade: “Não foram a pantera que têm que ser”, disse. Por outro lado, sublinha a correção feita durante a segunda parte e, na sua opinião, o lance polémico entre Cláudio Ramos e Erivelto era mesmo penalti favorável ao Boavista.

“É sempre um ponto. É uma maratona de pontos.”

José Vilaça, treinador adjunto de Petit, no Tondela, realçou, à mesma estação, a atitude positiva dos jogadores do Tondela e não escondeu que, nesta fase difícil que o Tondela está a passar, um ponto é muito importante.

Ficha de Jogo
Competição: Liga NOS (14ª jornada)
Estádio: Estádio João Cardoso
Golos: Lystcov (45+1); Anderson Carvalho (81’)
Cartões amarelos: C. Gonçalves (28’); F. Ferreira (39’); Tengarrinha (73’); Erivelto (77’); Talocha (80’); Iuri Medeiros (84’)

Equipa de arbitragem
Árbitro: Bruno Esteves
Árbitros assistentes: Rui Teixeira e Venâncio Tomé
Quarto árbitro: João Bento

Tondela
Onze inicial: Cláudio Ramos, David Bruno, Pica, Lystcov, Pité, Bruno Monteiro, Fernando Ferreira, Miguel Cardoso, C. Gonçalves, Wagner e Erik Moreno
Suplentes utilizados: Hélder Tavares, J. Murillo, També
Treinador: Emanuel Petit

Boavista FC
Onze inicial: Aghayev, Talocha, Luca, Philipe Sampaio, Edu Machado, Tengarrinha, Anderson Carbalho, Renato Santos, Iuri Medeiros e Schembri
Suplentes utlizados: Makhmudov, Erivelto, Samu
Treinador: Miguel Leal

Artigo editado pro Filipa Silva