Depois do Ano Novo, há uma tradição que não falha nas atividades de vários grupos e associações portugueses: cantar as “Janeiras”. Com caráter religioso, o canto foca-se no nascimento de Jesus Cristo e no desejo de felicidades para o ano civil que se inicia. Na Universidade do Porto (UP), não há exceção à regra e por isso, o Núcleo de Etnografia e Folclore da instituição (NEFUP) atua esta sexta-feira à tarde na Reitoria.

Nos dias frios de janeiro, Armando Dourado, diretor artístico do grupo, revela que tanto os elementos femininos como masculinos vão refugiar-se das baixas temperaturas com os xailes de lã e as samarras, respetivamente.

Mais do que evocar os trajes típicos, trata-se de uma autêntica medida anti-frio. Já a voz ficará reservada a algumas cantigas tradicionais de vários pontos do país. Mas Armando Dourado reconhece: “A ida a algumas casas durante as Janeiras servem também para aquecer a garganta”.

O Núcleo de Etnografia e Folclore, embora seja um dos principais promotores da tradição na UP , não será o único a entoar a voz e a tocar os instrumentos, na Praça dos Leões.

Logo a seguir à atuação das 17h30, a Associação de Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto (AAOUP) também se junta à festa, uma hora depois. Para quem pensar num concerto inofensivo, pode haver algumas surpresas. O NEFUP, com cerca de 25 elementos a participar nas Janeiras, promete não deixar a crítica social e sátira de fora do repertório: o grupo adapta excertos de alguns textos populares, alguns deles com a intenção de provocar alguns risos.

Ambos os grupos reúnem antigos estudantes da UP, cujas tradições têm passado de geração em geração. O NEFUP tem 35 anos de atividade, já o AAOUP supera em idade e celebra meio século este ano. Nenhum dos grupos limita as atuações aos lugares ou estilos. O Núcleo de Etnografia e Folclore tem participado em eventos além-fronteiras, como no Reino Unido e em Espanha, já a Associação de Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto participa em saraus culturais e está a preparar o concerto de comemoração do 50º aniversário.

Esta sexta-feira à tarde, pelas 17h30, encontram-se à frente da Reitoria da UP. A entrada é livre.