O autarca que durante 11 anos liderou a Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, faleceu na madrugada deste domingo, vítima de doença prolongada.
De acordo com um comunicado da autarquia, “Guilherme Pinto morreu em casa, junto da família e de modo tranquilo após dois anos de luta contra a doença”.
O estado de saúde do autarca já o tinha levado a apresentar o pedido de renúncia do mandato na última segunda-feira. Na carta que endereçou à presidente da Assembleia Municipal, Guilherme Pinto afirmava: “Matosinhos e o projeto que, com grande honra, liderei durante onze anos merecem um Presidente a tempo inteiro e não alguém que hoje está diminuído nas suas capacidades físicas”.
Ainda na semana passada, o autarca marcou também o seu regresso formal ao Partido Socialista depois de um conflito que o levou nas últimas autárquicas a concorrer como independente e a vencer nessa condição a autarquia com maioria absoluta.
Para este sábado, estava agendada a sua presença na inauguração da requalificação da Rua Alfredo Cunha. A obra era a primeira de um conjunto de outras destinadas a assinalar a despedida de Guilherme Pinto da vida autárquica. O seu estado de saúde já não lhe permitiu comparecer.
Estava previsto que se mantivesse à frente dos destinos de Matosinhos até ao final do presente mês.
O velório do presidente da CMM decorre no salão nobre dos paços do concelho desde as 09h00 deste domingo. Pelas 15h00 desta segunda-feira o corpo sairá para a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos onde será celebrada a missa de corpo presente pelo bispo do Porto D. António Francisco dos Santos pelas 16h00. Foram decretados três dias de luto municipal.
Guilherme Pinto tinha 57 anos e era presidente da Câmara de Matosinhos desde 2005. Tinha sido na mesma autarquia vereador e vice-presidente.
Licenciou-se em Direito na Univerisdade de Coimbra, foi professor do ensino secundário e advogado. Foi também deputado à Assembleia da República e da Assembleia Municipal de Matosinhos. Liderava a Comissão de Honra da candidatura de Luísa Salgueiro, do Partido Socialista, às autárquicas deste ano.
A presidência da CMM será assumida pelo atual vice-presidente Eduardo Pinheiro.