Esta sexta-feira, a Livraria Lello comemora 111 anos. O dia será assinalado com entrada grátis para todos os visitantes, música da rapper Capicua durante a manhã e uma montra decorada pela dupla de estilistas Storytailors. Tal como aconteceu no ano passado, a livraria faz questão de abrir as portas (gratuitamente) no dia do seu aniversário.

Durante o resto do ano, os visitantes têm de pagar a entrada, com dedução do valor na compra de livros. Uma medida que José Manuel Lello, um dos responsáveis da livraria, garante ao JPN ter contribuído para  o aumento da compra de livros. “Acredito que sejamos uma das livrarias históricas no mundo que efetivamente vende mais livros”, explica. O ano de 2016 ficou marcado pela passagem de 1 milhão de pessoas e cerca de 300 mil livros comprados, segundo os números avançados pela Lello.

O responsável acredita que a medida “excedeu as expectativas” e fez com que a Lello voltasse a “ser uma livraria”. Considerada por muitas publicações, como uma das mais belas livrarias do mundo, José Manuel Lello afirma que a Lello deixou de ser encarada como um monumento – muito apetecível às fotografias e nem tanto às compras. A medida veio mudar a forma de agir dos clientes, segundo o também proprietário.

No ano passado, a livraria reabilitou a fachada e adquiriu os Armazéns do Castelo. A 2 de janeiro deste ano, os bilhetes passaram a ser adquiridos nos armazéns e não em frente à livraria, como era habitual desde o verão de 2015. “Foi por uma questão de conforto e logística”, explica José Manuel Lello. A pequena construção, onde se adquiriam os bilhetes, fazia com que as filas de espera ficasse muito expostas às condições meteorlógicas.

Em 2017 e já com 111 anos, a livraria vai levar a cabo o projeto das montras temáticas. Esta sexta-feira, será a vez do Storytailors embelezarem a decoração. Durante cada mês, outros artistas e personalidades terão a oportunidade de dar uma nova cara à Lello. Ainda na maré das novidades, José Manuel Lello afirma que acontecerão obras de restauro no interior da livraria. Uma das salas de escritório será modificada e dará lugar a uma zona de livros raros, aberta ao público.

A comemoração desta sexta-feira tem entrada livre. Os 111 primeiros clientes a entrarem recebem um exemplar do livro infantil “Na livraria mais bonita do mundo”, uma edição original da Lello.