É com uma seleção de filmes que marcaram a programação do festival Porto/Post/Doc de 2016, que se inicia o quarto ano do “Há Filmes na Baixa”. A iniciativa é organizada pela associação que dá nome ao festival de cinema documental realizado em novembro, no Porto.

Em 2017, a receita vai manter-se: a oferta do “Há Filmes na Baixa!” vai ser organizada com base em ciclos de cinema, todos os meses, com o Cinema Passos Manuel como quartel-general e um horário fixo: 22h00.

Há Filmes na Baixa!
Ciclo #1
Cinema Passos Manuel
Todas as sessões às 22h00

24 de janeiro (Terça-feira)
“Pontas Soltas”, de Ricardo Oliveira
+ “Vandoma”, Prémio School Trip Porto/Post/Doc 2016

25 de janeiro (Quarta-feira)
“Ama-San”, de Cláudia Varejão, Prémio Teenage Porto/Post/Doc 2016

Ama San Foto: Porto/Post/Doc

2 de fevereiro (Quinta-feira)
“Ama-San”, de Cláudia Varejão, Prémio Teenage Porto/Post/Doc 2016

08 de fevereiro (Quarta-feira)
“Tarrafal”, de Pedro Neves

“Eldorado XXI” Foto: Porto/Post/Doc

09 de fevereiro (Quinta-feira)
“Eldorado XXI”, de Salomé Lamas, Grande Prémio Porto/Post/Doc 2016

Bilhetes a 4 euros
50% de desconto para estudantes e maiores de 65

O documentário sobre os Capitão Fausto realizado por Ricardo Oliveira, “Pontas Soltas”, é a primeira proposta do ciclo que esta terça-feira começa e que se vai desdobrar em duas semanas (ver caixa). Na mesma sessão, vai ser ainda exibida a curta-metragem “Vandoma”, realizada pela Universidade Católica Portuguesas e vencedora da categoria de escolas no Porto/Post/Doc. É sobre a famosa feira com o mesmo nome do filme, que em 2015 mudou das Fontaínhas para a Avenida 25 de Abril, em Campanhã.

“Eldorado XXI” no programa

A programação do primeiro ciclo envolve cinco documentários. Um deles, foi o vencedor do Grande Prémio de 2016: “Eldorado XXI” de Salomé Lamas, que conta a jornada laboral em La Rinconada, no Perú, a cidade habitada mais alta do planeta.

“Ama-San”, de Cláudia Varejão, vencedora do Prémio Teenage, também consta da lista e tem direito a duas exibições (a 25 de janeiro e 2 de fevereiro).

“Ama-San” vai ser exibido em antestreia comercial em Portugal, enquanto “Eldorado XXI” faz coincidir a sua estreia no circuito comercial em Portugal com a exibição no “Há Filmes na Baixa!”.

“Tarrafal”, um documentário de Pedro Neves sobre o Bairro São João de Deus, no Porto, sobre o passado e o futuro de um espaço icónico da cidade e que, de acordo com a organização, “foi muito bem recebido pelo público” do festival em novembro.

O “Há Filmes na Baixa!” levou 2.200 espectadores ao Cinema Passos Manuel em 26 sessões no ano passado. Foram exibidos 35 filmes. O número constitui um aumento face aos anos anteriores. Nos três anos da iniciativa, a organização contabilizou a passagem de 5.996 pessoas.