O novo Centro de Recolha Oficial, que vai substituir o atual Canil Municipal do Porto, vai ser construído nos terrenos do Viveiro Municipal da cidade, localizado na Ruas das Areias, no lugar de Azevedo, em Campanhã.

A autarquia já se tinha comprometido com a construção de um novo espaço, mas faltava conhecer o local de instalação. A informação foi avançada no jornal da autarquia, distribuído este mês pelos munícipes.

Filipe Araújo, vereador do Ambiente,  adiantou que foram analisados vários terrenos, tendo a escolha recaído sobre o Viveiro “atendendo à sua dimensão”. Cerca de 67 mil metros quadrados.

As novas instalações devem permitir o aumento das atuais 94 boxes para 220 – um número que supera as primeiras estimativas da Câmara. No espaço, vão estar separados os serviços da adoção com o objetivo de melhorar condições sanitárias.

A publicação avança ainda que “o espaço será dotado de um bloco cirúrgico que permitirá a esterilização de canídeos e felídeos, sala de enfermagem independente para tratamento e acompanhamento clínico dos animais alojados, zonas de exercício e de sociabilização, área de tosquia e higienização”.

Filipe Araújo considera também que a atividae do novo centro não vai interferir com a do viveiro, dadas as dimensões dos terrenos. O Centro de Recolha Oficial vai ter acesso próprio.

A obra está estimada em 1,5 milhões de euros e, segundo a cãmara, deve chegar ao terreno no segundo semestre deste ano. O projeto fica a cargo da empresa municipal de Gestão de Obras Públicas, “estando já em curso o período para a elaboração do projeto de execução”.

O atual canil municipal, localizado na rua de São Dinis, tem mais de 80 anos e, como o próprio responsável pela pasta do Ambiente admite, tem infraestruturas “desadequadas”. Há quem use expressões mais fortes. Como André Silva, deputado do PAN que no ano passado visitou o canil e reuniu-se com o vereador. Desse encontro saiu com a garantia de que a câmara estava a trabalhar num novo espaço.