Com a expansão da rede da Metro do Porto, anunciada esta terça-feira pelo conselho de administração da empresa, a urbanização de Vila d’Este em Vila Nova de Gaia sairá beneficiada. A linha D, que liga o Hospital de São João a Santo Ovídio, ganhará uma extensão. Desde desta estação terminal até Vila d’Este serão construídas novas estações, que permitirão sucumbir algumas faltas de serviço.

Um dos responsáveis da Associação dos Proprietários da Urbanização de Vila d’Este, António Moreira, destaca que a medida vai acabar com algumas barreiras e restrições ao nível dos transportes públicos.

Desde o final dos anos 90, os moradores de Vila d’Este reclamam pela existência de uma linha de metro, devido à falta de resposta dos autocarros, principalmente nas horas de ponta e na zona do hospital e escolas.

Esta medida “já foi prioridade de vários governos e vários presidentes da câmara e finalmente agora chegou luz verde”. António Moreira diz ainda que “a mobilidade é para todos e é uma mais valia e um fator de desenvolvimento local”. O responsável destaca também os benefícios ambientais, económicos e a melhoria da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

A associação de proprietários tem chamado a atenção para as restrições no sistema de transportes públicos enfrentadas pela população de Vila d’Este.

Em 2004, Luís Filipe Menezes, na altura presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, respondeu a algumas das preocupações. O antigo autarca respondeu por carta à associação de proprietários: a primeira linha do metro em Gaia iria até à urbanização de Vila d’Este. A área residencial está situada em Vilar de Andorinho conta com 17 mil moradores e foi construída em 1987.

Texto editado por Rita Neves Costa

Artigo corrigido às 10h16 do dia 8 de fevereiro. Onde se lia Associação de Moradores devia ler-se Associação de Proprietários da Urbanização de Vila d’Este.