Num concurso internacional que elege os melhores projetos arquitetónicos, pelo site ArchDaily, foram a voto cerca de 3 mil edifícios de renome mundial, integrados em 16 categorias. Desta lista, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi reconhecido com o primeiro lugar.

O presidente da APDL (Administração dos Portos do Douro e Viana do Castelo, SA) está orgulhoso desta distinção. Emílio Brògueira Dias, afirma em comunicado, que este reconhecimento contribui para a projeção do Porto de Leixões e da Área Metropolitana do Porto como referente mundial.

O Porto que voltou a merecer a confiança de novos navios e operadores, tem confirmadas 107 escalas de navios de cruzeiros (que representa um crescimento de 27%) e estima receber 105 mil passageiros — que simboliza um aumento de 46% face ao ano anterior.

Para além disso, vai receber este ano a visita de 14 novos cruzeiros e de 2 novas companhias, com destaque para a Royal Caribbean International, uma das mais importantes a nível internacional.

Considerado ‘’Melhor Projeto Público’’ pelos prémios da Revista Construir e ‘’Melhor Porto do Ano’’ pela Seatrade Awards 2015, o Terminal do Porto de Leixões acumula mais um importante reconhecimento ao edifício da autoria de Luís Pedro Silva.

Texto editado por Rita Neves Costa