A Livraria Lello, com 111 anos, tornou-se um ponto de visita obrigatória na cidade do Porto. Ao longo de 2016, recebeu 6.765 visitantes oriundos do Japão. Este sábado a Lello decidiu homenageá-los colocando em destaque vários livros sobre o Japão e a cultura japonesa. “O Japão é um Lugar Estranho” de Peter Carey, “Homens Imprudentemente Poéticos” de Valter Hugo Mãe e “O Amante Japonês” de Armando Silva Carvalho, são alguns dos exemplos.

Neste que é o primeiro de 12 dias de celebração – outros países vão ser homenageados -, vão estar disponíveis várias obras literárias de autores japoneses traduzidas para português e para outros idiomas. Yasunari Kawabata e Kenzaburo Oe são dois exemplos de autores – galardoados com o Nobel da Literatura em 1968 e 1994, respetivamente – cujas obras estarão em destaque.

Vai haver também, pelas 11h00, uma visita guiada à livraria por Natsuki Konagaya, segunda secretária para a Informação e Assuntos Culturais da Embaixada do Japão em Portugal.

No último ano, a Livraria Lello recebeu mais de 1 milhão de visitantes, dos quais 85% estrangeiros provenientes de mais de uma centena de nacionalidades. Os principais países Espanha, França, Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Reino Unido, Holanda, Polónia, Coreia do Sul, China e Japão.

11 de fevereiro é celebrado no Japão como o Dia da Fundação Nacional (“Kenkoku Kinen no Hi”), comemorando a fundação do país e a ascensão do primeiro imperador, Jimmu, em 660 a.C.

Artigo editado por Filipa Silva