Boavista e Sporting de Braga empataram, este domingo, a uma bola, no Bessa, na 21ª jornada da Liga NOS. Os minhotos adiantaram-se cedo no marcador,  mas os axadrezados empataram de grande penalidade.

O Boavista, com este empate, perde a oportunidade de ascender ao 10º lugar e fica a quatro pontos dos 30 pretendidos pelo treinador. Quanto ao Braga, vê o Sporting ganhar dois pontos de vantagem na corrida pelo 3º lugar, que dá acesso ao playoff da Liga dos Campeões.

Boavista em crescendo

João Gamboa foi a grande novidade no onze do SC Braga. Entrou para o lado de Battaglia, no lugar dos castigados Vukcevic e Assis. De resto, ambas as equipas apresentaram os onzes habituais. O Boavista entrou mais pressionante na partida mas foi o Braga que criou mais oportunidades e que se adiantou no marcador, logo no primeiro lance de perigo do jogo. Cruzamento do lado direito e Stojilkovic a cabecear para a baliza.

A partir daí, continuou um jogo equilibrado e bem disputado no meio-campo. Escassearam as chances de golo, mas ficaram registadas alguma oportunidades. Primeiro, um livre de Rui Fonte aos 11′. Depois, Renato Santos respondeu com um remate a rasar o poste da baliza de Marafona.

Aos 32 minutos, aconteceu o primeiro lance polémico. Iuri, incomodado pelo defesa arsenalista, rematou ao lado. Lance que resultou em pedido de grande penalidade. Aos 37′, Bruno Paixão assinalou mesmo penálti sobre Edu Machado, que caiu na área do Braga depois de combinar com Iuri. Fábio Espinho converteu o castigo máximo e empatou a partida. Antes do descanso, nota para um remate de Alan ao lado da baliza de Vagner.

O Boavista chegou ao intervalo a jogar melhor, em pressão alta, acentuando a dificuldade do Braga em trocar a bola e organizar o ataque. Iuri, Renato Santos e Edu Machado foram quem mais desestabilizou o jogo. Mérito para os axadrezados que recuperaram de um golo sofrido bastante cedo.

Jogadas em pingue-pongue e uma cabeça que baralhou outras tantas

Na segunda parte, assistiu-se a um jogo mais partido, com sucessivos ataques e contra-ataques, com o Braga a ter alguma superioridade. A primeira oportunidade pertence ao Boavista, com Edu Machado a rematar à malha lateral aos 51 minutos. Três minutos depois, Renato Santos obrigou Marafona a voar para defender um grande pontapé. Aos 72 minutos, surge a melhor oportunidade da segunda parte para o Braga. Rui Fonte, isolado, não conseguiu bater Vagner para desespero dos adeptos minhotos. Aos 85, ocorre o lance mais polémico da partida. Rodrigo Pinho cabeceia, Vagner defende mas os bracarenses ficam a reclamar que a bola terá ultrapassado na totalidade a linha de golo.

O Braga estava por cima na reta final da partida mas o Boavista ainda conseguiu assustar os bracarenses com alguns lances de bola parada já nos descontos.

“Tenho que estar satisfeitíssimo com os meus jogadores”

No final da partida, Miguel Leal admitiu que o resultado era “acertado” mas que queria ganhar. Para o técnico visitado, a equipa está “num bom caminho e cada vez mais perto” do primeiro objetivo: a manutenção.

Miguel Leal referiu, ainda, que “não é fácil recuperar uma desvantagem” mas que a equipa soube dar a volta. “Fizemos um final de primeira parte excelente e merecemos o golo”, salientou.

“Uma equipa marcou dois golos”

Por sua vez, Jorge Simão começou por apontar que “uma equipa marcou dois golos e apenas um foi contabilizado”, fazendo referência ao lance de Rodrigo Pinho. Simão considerou que foi “um jogo dividido e emotivo com oportunidades para os dois lados” mas as do Braga “são mais claras”.

O técnico dos arsenalistas salientou que está no cargo “com muito orgulho” e deixou ainda uma palavra de apreço para os jogadores e adeptos numa altura em que a equipa vive “a pior fase ao nível de resultados”. Relativamente ao duelo com o Benfica na próxima jornada, Simão não hesita: “vamos estar fortes e preparados para lutar pelos três pontos”.

Ficha de Jogo
Competição: Liga NOS (21ª Jornada)
Estádio: Bessa Séc. XXI
Golos: Stojilkovic (8′) e Fábio Espinho (39′)
Cartões Amarelos: Philipe (79′)

Equipa de Arbitragem
Árbitro: Bruno Paixão
Árbitros Assistentes:  António Godinho e Rodrigo Pereira
Quarto Árbitro: Leonardo Marques

Boavista FC
Onze inicial: Vagner;  Edu Machado; Philipe; Lucas; Talocha; Idris (Capitão); Anderson Carvalho; Fábio Espinho;  Iuri Medeiros; Renato Santos e Schembri
Suplentes utilizados:  Bulos (57′); Mbala (82′) e Carraça(88′)
Treinador: Miguel Leal

SC Braga
Onze inicial: Marafona; Baiano; Rosic; Ricardo Ferreira; Marcelo Goiano; Battaglia; Gamboa; Alan (Capitão); Pedro Santos; Rui Fonte e Stojilkovic
Suplentes utilizados: Ricardo Horta (66′); Rodrigo Pinho (74′) e Cartabia (81′)
Treinador: Jorge Simão

Artigo editado por Filipa Silva