Os cine-concertos já são uma tendência das orquestras por todo o mundo e chegaram ao Porto. O JPN esteve no ensaio da Orquestra Sinfónica do Porto para o filme “Luzes da Cidade” de Charlie Chaplin.

“Invicta.Música.Filmes” é o ciclo de cinema da Casa da Música em que a projeção de filmes é acompanhada pela banda sonora tocada ao vivo. Começou no dia 11 de fevereiro e prolonga-se até dia 21 deste mês.

O clássico que abriu o programa foi “Luzes da Cidade”, realizado por Charlie Chaplin, com a primeira banda sonora produzida pelo próprio. O filme foi “musicado” ao vivo pela Orquestra Sinfónica do Porto, com a direção de Jayce Ogren.

O maestro norte-americano falou ao JPN das dificuldades que podem surgir, mas reconheceu que este tipo de projetos “trazem pessoas que não vêm pelos concertos regulares da agenda” e que é sempre uma boa altura para tocar para novos públicos.

Já Carlos Alves, músico da orquestra, explicou que a “coordenação entre a orquestra e o filme é feita pelo maestro”, porém, sublinhou que é importante os músicos conhecerem bem o filme: “quanto mais informação tiverem, melhor interagem entre eles e em termos de sonoridades, timbres, criatividade, é muito importante esse conhecimento”, diz o clarinetista.

Texto editado por Rita Neves Costa