As obras na Rua de Santos Pousada não vão estar concluídas em março. Bruno Veríssimo, engenheiro da Socopul, empresa responsável pelo projeto, diz ao JPN que a obra foi retomada “há cerca de um mês” e que deve estar concluída em “junho ou em julho”. A Águas do Porto, responsável pela empreitada, confirma a nova data.

Sobre os problemas que levaram a estes novos atrasos, o engenheiro responsável pela obra aponta para factos relacionados com a “administração da empresa” e não estão relacionados com nenhum problema prático.

A câmara do Porto tinha dito, em outubro, que as obras em Santos Pousada iam estar concluídas em março, três meses mais tarde do que o inicialmente previsto. O anúncio tinha vindo na sequência de diversas notícias sobre as dificuldades financeiras da Socopul, empresa responsável por várias obras na cidade, incluindo a de Santos Pousada.

Obras a “passo de caracol”, que “deram cabo da zona”

Para os comerciantes, as obras têm andado a “passo de caracol”. Quem o diz é Armando Sousa, dono de um café local. Acrescenta que as obras têm trazido “grandes problemas”, tanto para os moradores como para o negócio. Mas mantém-se esperançoso acerca das mudanças que podem trazer à rua.

Vasco Monteiro, dono de uma mercearia no cruzamento entre Santos Pousada e a Rua Firmeza, acha que as obras e a mudança de trânsito “deram cabo da zona toda”, mas também espera que a conclusão dos trabalhos traga uma melhoria para os comerciantes locais.

Não é o caso de Maria José Lourenço, da lavandaria. Não sabe se a decisão de alargar os passeios “vai ser melhor ou vai ser pior” para o comércio, e que fica bom é “para as pessoas passearem”. Tanto Armando como Maria salientam que as obras estiveram paradas até há duas semanas atrás.

António Guimarães, relojoeiro, é mais pessimista. “Fazem qualquer coisita e vão-se embora outra vez”, sublinha. Para António, o sítio “está morto” desde que as obras começaram, e “passam-se meses” sem vender nada. Também não sabe se a conclusão das obras vai melhorar alguma coisa, porque “as pessoas criam o hábito de transitar por outras ruas”, e podem não voltar quando os trabalhos estiverem concluídos. Está convencido de que a rua “nunca mais vai voltar ao que era.”

Melhor saneamento e passeios mais largos

A requalificação da rua de Santos Pousada foi anunciada em janeiro de 2015. Parte das remodelações envolvem as redes de abastecimento de água e a rede de águas residuais pluviais. Mas envolve também a remodelação da iluminação pública, o alargamento dos passeios, o reposicionamento de passadeiras e o controlo do estacionamento abusivo.

Artigo editado por Filipa Silva