A Critical Software é uma empresa tecnológica, cujo foco está no desenvolvimento de soluções de software e serviços de engenharia de informação. A área de atuação passa, por exemplo, pelo controlo de comboios, telecomunicações ou de setores de energia. Fundada em 1998, a empresa portuguesa é considerada uma das mais importantes no setor — a sua ação já se sente no Reino Unido, Angola, Alemanha, Estados Unidos e Brasil. O escritório no Porto foi inaugurado esta terça-feira.

Anteriormente, a empresa situava-se no Tecmaia, o Parque de Ciência e Tecnologia da Maia. No entanto, houve necessidade de mudança para o centro da cidade do Porto. “No antigo espaço, já estava a ficar apertado para haver lugar à inovação. Agora temos mais espaço para crescer”, explica Rui Barreira, gestor de programas da Critical Software.

A ação da Critical Software no estrangeiro faz-se através de empresas subsidiárias, ou seja, tratam-se de subdivisões controladas pela empresa-mãe.

Tal significa que todas as decisões deverão passar por Portugal e pela sede da Critical Software em Coimbra.

São cerca de 100 os funcionários que vão trabalhar no novo espaço. O edifício conta com cinco pisos, sendo um destinado ao desenvolvimento de negócios, três associados à engenharia e o último piso destinado à alimentação.

A estreia oficial foi esta quarta-feira, mas os funcionários da empresa já trabalham no novo espaço há mês e meio. Segundo Rui Barreira, os esforços para que esta mudança pudesse ser uma realidade foram significativos. “O espaço não tem nada que ver com aquilo que era. O edifício passou de corredores com gabinetes seguidos e, neste momento tem espaços abertos, com cor, luz e força, que promovem a criação de ideias”, revela.

Na empresa no Porto trabalham cerca de 100 pessoas. Foto: José Correia

NASA: Um primeiro cliente de prestígio

O primeiro cliente da Critical Software foi a NASA: as tarefas abrangeram funções como a engenharia de software e a engenharia eletrotécnica. Desde a gestão de projeto e das pessoas até ao desenvolvimento dos sistemas operativos, as valências da empresa fazem-se em vários pontos e áreas.

A Critical Software também apoia iniciativas como a oficina do brinquedo da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra: o que faz são brinquedos adaptados, recuperando materiais lúdicos, lúdico-pedagógicos e de estimulação e oferecendo igualdade de oportunidades a todas as crianças.

Nos últimos cinco anos, a média de satisfação dos clientes foi de 8.37 em dez valores segundo o departamento de qualidade da empresa, que regista este parâmetro através da contabilização dos inquéritos aos clientes.

A Critical Software, com o novo escritório, tem objetivos específicos que passam pela maior facilidade de recrutamento de pessoas e captação de talento, um espaço que permita uma maior dinamização tecnológica e possibilitar à existência de uma cidade mais dinâmica e inovadora.

De resto, o gestor de programas do espaço também destaca a proximidade do local aos transportes públicos. “No Tecmaia, estávamos um bocadinho deslocados. Quem nos vinha visitar de comboio, depois tinha de apanhar um táxi. Neste momento não precisa, porque de metro, rapidamente, se consegue chegar aqui”.

Texto editado por Rita Neves Costa