Depois de alguns adiamentos da esperada reabertura do cinema Trindade, as sessões diárias arrancam esta quinta-feira. Américo Santos, fundador da distribuidora Nitrato e atual responsável pelo Trindade, fala em seis sessões diárias, podendo o número variar dependendo da duração de cada filme.
Nesta estreia de sessões regulares, podemos ver “Mãe Só Há Uma“, da brasileira Anna Muylaert. O filme conta a história de Pierre, um jovem que descobre que a sua mãe não é, na realidade, a sua mãe biológica. Esta reviravolta dramática também inclui a descoberta do jovem da sua própria identidade sexual.

TRIPASS 

Tripass é um cartão que foi lançado pela Câmara do Porto e que já está à venda. Dá acesso privilegiado ao circuito de cinema na Baixa do Porto, com descontos e outros benefícios nas salas dos cinemas Trindade, Teatro Municipal do Porto – Rivoli / Campo Alegre e Passos Manuel. O cartão tem um custo de dez euros e pode ser adquirido em qualquer um dos espaços incluídos na iniciativa.

Durante um ano, o Tripass oferece um desconto de 25% sobre o valor do bilhete normal (que geralmente ronda os cinco euros) e dá um bilhete gratuito para uma sessão à escolha. Quem tiver o cartão pode ainda receber convites para sessões especiais e informação privilegiada sobre a programação das salas.

Américo Santos sublinha a preferência por cinema de autor: “O Trindade será sempre uma sala vocacionada para privilegiar o cinema de autor, isso está muito claro”. Será dada especial atenção às estreias nacionais, sendo a primeira já nesta sexta-feira. Com hora marcada para as 18h30 e 21h20, estão confirmadas duas sessões dedicadas a “Toni Erdmann“, um nomeado para Óscar que acaba de chegar a Portugal. Dirigido por Maren Ade, será o representante alemão na corrida ao Óscar e retrata a relação muito peculiar entre uma filha e um pai, com humor e drama à mistura.

Para além da exibição de filmes, o Trindade “terá sempre que possível sessões especiais, dentro da área de cinema de autor, com sessões únicas, com filmes comentados, apresentados e muitas vezes seguidos de debate”, afirma o responsável pelo Trindade ao JPN. Américo Santos acrescenta ainda que “terá sempre esta ideia de cinema com valor acrescentado, ou seja, exibir o filme e fazer algo mais à volta dele. Mas isso no âmbito das sessões especiais e em cruzamento com uma exibição mais tradicional”.

Apesar de serem esperadas seis sessões diárias, Américo Santos ressalva que “a programação também será afinada mediante o funcionamento (do cinema) e a procura”.

O cinema Trindade mantém a arquitetura tradicional do exterior do edifício, apesar da remodelação no interior. A entrada será partilhada pelo conhecido Bingo, na Rua Doutor Ricardo Jorge e pelo número 412 da Rua do Almada.

Artigo editado por Filipa Silva