Francisco George, Diretor-Geral da Saúde, e William Heisel, do Instituto de Métricas de Saúde e Avaliação (Institute for Health Metrics and Evaluation – IHME), assinaram, esta quinta-feira, um memorando de entendimento entre as duas instituições. A rubrica do protocolo ocorreu no Seminário de Vilar, no Porto, no âmbito do V Congresso Nacional de Saúde Pública.

Os principais benefícios deste acordo serão aproveitar os “conhecimentos da equipa que permitem uma maior rapidez e um maior rigor na análise aos indicadores de saúde pública”. Para Francisco George, este protocolo serve para “estreitar  relações” com o instituto norte-americano. Salienta, ainda, os “especialistas” presentes no instituto, bem como o financiamento através da fundação de Bill Gates — Fundação Bill e Melinda Gates –, dono da Microsoft.

Francisco George e William Heisel assinaram um memorando de entendimento no Porto Foto: José Miguel Soares

Também o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, marcou presença na sessão de abertura do congresso, destacando o protocolo como “um avanço para avaliar a saúde pública dos portugueses”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, compareceu à sessão de abertura do congresso, com um discurso marcado por referências ao seu pai e ao amigo Francisco George, mas também com elogios à cidade do Porto.

Marcelo abordou o tema da saúde pública como algo fundamental e carregada de uma componente educativa, destacando a importância dos jovens. O Presidente da República aproveitou uma das notícias do  dia no âmbito da saúde, a que reporta uma nuvem tóxica em Setúbal, para apelar aos processos de intervenção e prevenção.

O lema do congresso é “Braços que constroem colunas e pontes” e o chefe de Estado não deixou de fazer uma alusão a quem eram os braços e as colunas.

Artigo editado por Rita Neves Costa