Os autocarros elétricos chegaram às ruas do Porto. O eBus é o principal responsável e pretende substituir a utilização de autocarros movidos a combustíveis fósseis.

O eBus STCP, um autocarro urbano 100% elétrico, foi apresentado numa cerimónia aberta ao público na Estação de Metro da Trindade esta segunda-feira.

Jorge Moreno Delgado, presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), avançou que os testes operacionais do eBus tiveram início no dia 6 de fevereiro e a sua conclusão está estipulada para meados de março deste ano.

De momento, há dois autocarros 100% elétricos em circulação e para o efeito foram escolhidas zonas de maior tráfego, nomeadamente a “linha 904 que liga o centro do Porto (partida dos Aliados) com o centro de Gaia (término em Coimbrões), pela Ponte do Infante, e linha 302 que é uma linha circular no centro do Porto”, fazendo ligação entre “Cordoaria, Boavista, Marquês, Campo 24 de Agosto e Praça D. João I”, explica a STCP em nota de imprensa. Os horários ainda não estão definidos e variam diariamente consoante o número de passageiros.

Nos últimos anos, o presidente da STCP afirmou que a empresa conquistou clientes e “reconquistou quota de mercado”. Em 2019, a empresa quer ter 15 autocarros elétricos e 282 movidos a gás natural. Com a aquisição destes novos veículos, reduz-se de forma acentuada a percentagem de autocarros movidos a combustíveis fósseis, tornando esta a empresa de transporte nacional com o maior número de composições elétricas. Jorge Moreno Delgado acrescentou que o objetivo é conduzir a empresa rumo a um “futuro realmente sustentável”.

O eBus tem uma autonomia de 80 quilómetros, atingindo uma velocidade máxima de 70 km/hora e é carregado em 30 minutos.

A Caetano BUS desenvolveu o projeto no território nacional em parceria com a Siemens e instituições da Universidade do Porto. Estas juntaram-se em busca do desenvolvimento de veículos amigos do ambiente, dotados de sistemas de “tração elétrica fiável e eficiente”, “pelas zero emissões CO2, ausência de ruído e redução significativa dos custos de energia e manutenção”. De acordo com a STCP, o objetivo passa pela “busca da sustentabilidade económica social e ambiental na área metropolitana”.

Desde 1984 que a empresa do Grupo Salvador Caetano se dedica ao desenvolvimento de veículos de mobilidade coletiva elétricos, exemplo disso é o investimento de 7 milhões de euros na área entre 2010 e 2015. Outro fator diferenciador é o de a empresa de Vila Nova de Gaia ter sido a responsável pelo primeiro autocarro exclusivo de aeroporto 100% elétrico, já testado pela Europa fora.

Após a cerimónia, o eBus andou a circular num percurso pela Avenida dos Aliados até à Praça da Liberdade, regressando à Trindade. O autocarro elétrico esteve depois em exposição para o público poder conhecer o novo veículo.

A chegada dos autocarros 100% elétricos a quatro cidades do país – Porto, Lisboa, Coimbra e Braga – é co-financiada com fundos europeus através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR). No total, vão ser financiadas 39 unidades que vão ser repartidas pelas cidades.

No evento, além do presidente do Conselho de Administração da STCP estiveram presentes o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o presidente da Salvador Caetano Indústria, José Ramos e o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

Artigo editado por Filipa Silva