O Roteiro do Empreendedor, organizado pela Federação Académica do Porto,  já arrancou e esta quarta-feira foi a primeira paragem com os “7 passos para a criação do teu negócio” com Gabriel Gonçalves.

A atividade teve lugar no Pólo Zero — lugar inaugurado em outubro do ano passado — e contou com a adesão de vários estudantes de áreas diferentes.

O Roteiro do Empreendedor nasceu em 2015, de forma a preparar os estudantes para as “Jornadas do Empreendedorismo Diogo Vasconcelos” — o nome atribuído é do primeiro presidente da  Federação Académica do Porto (FAP) –, actividade que quer munir os jovens de ferramentas importantes para que possam ter sucesso nos projetos e nas ideias de negócio.

Tecnologia, Globalização e Internacionalização

Gabriel Gonçalves, antigo aluno de Engenharia Electrotécnica na FEUP e atual CEO da iConsulting Group, foi o orador da primeira paragem do Roteiro do Empreendedor.

“Alguém já abriu uma empresa? Alguém quer abrir uma empresa? Alguém vai abrir uma empresa?” estas foram as três questões colocadas pelo gestor aos estudantes, no início da conferência. Começou, também, por aconselhar os estudantes para a importância de se fazer aquilo de que se gosta, acrescentando que “a paixão deve estar introduzida no negócio”.

Durante a conferência foram explicados os sete passos necessários para a criação de um negócio. As ideias, o financiamento, o plano de negócio e a análise de mercado foram alguns dos assuntos abordados durante o encontro.

Em entrevista ao JPN, Gabriel Gonçalves afirma que se está a conseguir um empreendedorismo de mais qualidade e que as três palavras-chave são “mais tecnologia, mais globalização e mais internacionalização.”

Gabriel Gonçalves destaca positivamente a presença de vários estudantes de áreas diferentes. “É fantástico termos numa sala: marketeers, juristas, gestores, contabilistas, etc”, afirma e acrescenta que esta sinergia permite que numa só equipa “colaborem pessoas de áreas diferentes, fazendo com que haja mais possibilidades e viabilidade de sucesso para a empresa”.

Uma aposta no empreendedorismo

O empreendedorismo tem sido uma das principais apostas da Federação Académica do Porto por ser uma área que tem crescido e por ser necessário preparar os estudantes para o mercado de trabalho.

Para Francisco Vieira, membro da direção da FAP, a primeira sessão do roteiro foi um sucesso não só pelo número de pessoas inscritas mas, também pela diversidade de cursos que esteve presente. “O maior desafio é conseguirmos pessoas de áreas diferentes. O Roteiro do Empreendedor abrange todos os sectores de actividade”, confessa.

As sessões do roteiro decorrem no Pólo Zero, na Praça de Lisboa no Porto. É neste espaço que a FAP pretende dinamizar actividades e “receber as actividades das associações de estudantes e das associações juvenis”. O lugar inaugurado em outubro pretende não só ser um lugar aberto aos estudantes para que possam estudar, mas também quer ser um “lugar (tudo) menos silencioso” fora da época de exames. A FAP quer que o Pólo Zero seja a “rampa de lançamento do empreendedorismo e da proatividade na academia”.

Artigo editado por Rita Neves Costa