O Porto vai contar com uma ligação direta a Nápoles, em Itália, duas vezes por semana, a partir de outubro deste ano. Além desta, foram apresentadas 10 novas rotas pela Ryanair, na última quarta-feira.

Entre outubro de 2017 e março de 2018 vai ser possível viajar duas vezes por semana para Carcassonne (França), Clermont (França), Copenhaga (Dinamarca), Edimburgo (Escócia), Cracóvia (Polónia), Lille (França), Lorient (França), Nuremberga (Alemanha), Estrasburgo (França) e uma vez por semana para Tenerife (Espanha).

Vão estar também disponíveis voos adicionais para Luxemburgo e Roma. Edimburgo (Escócia), Cracóvia (Polónia) e Nuremberga (Alemanha) tinham sido apresentadas no ano passado e mantêm-se no calendário de inverno da Ryanair. As reservas para qualquer um destes destinos vão estar disponíveis no site da Ryanair ainda no fim do mês de fevereiro.

Esta estratégia da Ryanair permitirá o transporte de quatro milhões de clientes por ano, o que envolverá um crescimento da companhia aérea, no Porto, de 14%.  A companhia low cost estima que este crescimento proporcione mais 3.100 empregos criados no Aeroporto de Sá Carneiro.

O director-executivo da companhia aérea irlandesa, Michael O’Leary, sublinhou, em conferência de imprensa, que o “Porto é um dos destinos a crescer mais rapidamente e um dos mais interessantes da Europa” e justificou, assim, a aposta na cidade: “Temos cada vez mais pessoas a viajar para cá e a descobrir os encantos desta cidade”. O calendário de inverno apresentado é “o nosso maior de sempre nesta região”, segundo Michael O’Leary.

A Ryanair é a transportadora aérea com mais passageiros no aeroporto de Sá Carneiro. De acordo com o último relatório da Autoridade Nacional de Aviação Civil, no 4º trimestre de 2016 a quota da companhia era de 38% para 20% da TAP (segunda na classificação). A operadora portuguesa é ainda quem lidera, contudo, no capítulo dos movimentos – 30% para 27% da Ryanair.

Desde que abriram bases no Porto, a Ryanair tem vindo a alargar a oferta na cidade e a apostar nos voos diários que ligam o Porto aos maiores centros de negócios da Europa, como Londres, Madrid e Milão.

Artigo editado por Filipa Silva