A escolha do representante português na final do Eurocosplay, a realizar-se este ano no Reino Unido, foi feita no segundo dia do Fantasporto, em conjunto com a Central Comics. Num total de sete participantes, Ana Sofia Gonçalves, de 25 anos, foi a escolhida para representar o país com a personagem “Skul Kid”, da série de jogos electrónicos da Nintendo, “Legend of Zelda: Majora’s Mask”.

Ana confessou ao JPN que, apesar desta ser uma personagem “muito antiga”, sempre lhe chamou a atenção pelo facto de ser “traquina e ter muita vontade de brincar”. Além disso, construir um fato com vários tipos de material era o que a cosplayer pretendia e agora que foi selecionada para a final do Eurocosplay espera conhecer “muita gente da área e ver muitos fatos excelentes”.

A vencedora vestiu o fato de "Skul Kid" durante a atuação

A vencedora vestiu o fato de “Skul Kid” durante a atuação Foto: Claudia Silva

Na atuação que apresentou no Fantasporto, a personagem “Skul Kid” está perdida numa floresta e é possuída por uma máscara, tal como acontece em “Legend of Zelda: Majora’s Mask”. No jogo, o jogador tem de conseguir ajudar a personagem e salvá-la da maldição da máscara.

Ao longo da tarde, o espírito do público foi sempre animado e pelo Pequeno Auditório Isabel Alves Costa, no Rivoli, passaram diferentes personagens fictícias de filmes, comics e videojogos. Enquanto o júri escolhia o vencedor, o público pôde participar em jogos e desafios para ganhar prémios, como máscaras e livros de banda desenhada. Num destes momentos, o genérico da série “Dragon Ball” fez-se ouvir no Teatro Rivoli.

Artigo editado por Rita Neves Costa