Paulo Azevedo, ex-administrador do BCP e membro da comissão de honra da candidatura de Rui Moreira, foi o nome escolhido pelo presidente da Câmara Municipal do Porto para a presidência da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), anunciou o próprio esta quarta-feira durante a Reunião Pública da CMP.

O gestor é natural do Porto, licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), exerceu vários cargos no BCP, e desde 2013 que lidera a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), conhecida como banco do fomento. Paulo Azevedo esteve também na chefia do banco de investimento do Millenium.

O Presidente da CMP diz que a escolha de Paulo Azevedo para a administração da STCP foi uma escolha sua e que o gestor é “de primeira qualidade”. A CMP é dominante da sociedade de transportes e a cidade do Porto possui 53% da atividade da empresa.

O anúncio do nome de Paulo Azevedo foi feito na sequência das críticas apresentadas pelo vereador do PSD, Ricardo Almeida, que classificou as nomeações para a administração das Águas do Douro e Paiva como “um exemplo crasso de um assalto do Partido Socialista a uma empresa fundamental para o município do Porto”. Manuel Pizarro desvalorizou a análise do vereador social-democrata e disse “perceber as razões pessoais [de Ricardo Almeida] quanto à pessoa que foi nomeada” para as Águas do Douro e Paiva, sem precisar quais.

Rui Moreira destacou que a escolha de Paulo Azevedo se baseia no mérito: “Quando é o caso de nomeações, por parte do município do Porto, em que temos a capacidade de indicar pessoas, tenho de procurar indicar pessoas de acordo com as suas competências” e lembrou que Paulo Azevedo é próximo do PSD.

Artigo editado por Filipa Silva