A Câmara Municipal de Matosinhos foi palco, esta manhã de quinta-feira, da apresentação do projeto previsto para a estrada da Circunvalação: a qualificação desta zona para reduzir a circulação automóvel e reforçar a circulação dos transportes públicos e os passeios para andar a pé.

A sessão contou com a presença de representantes dos quatro municípios envolvidos no projeto: Matosinhos, Porto, Maia e Gondomar. Um facto ficou assente: as obras não são para já mas, estando todas as autarquias unidas, Eduardo Pinheiro – presidente da Câmara de Matosinhos – assegura que a data “fica mais perto”.

Autarquias dizem estar unidas para desenvolver o projeto. Foto: Cláudia Silva

Neste momento, a Circunvalação não tem passeios para os peões, não tem via para o transporte coletivo nem ciclovia e também lhe falta áreas para estacionamento organizado, visto que o estacionamento se faz na berma.

Para além disso, são poucos os transportes públicos que abrangem os 17 quilómetros da sua extensão, sendo que os autocarros existentes fazem paragens muito espaçadas umas das outras, o que se torna inconveniente para alguns cidadãos que acabam por ter de fazer parte do percurso a pé, na berma. Essa é também uma das propostas: criar 40 novas paragens para o transporte público.

A obra estimada em 58 milhões de euros tem como principal objetivo melhorar a Circunvalação de forma a tornar a estrada mais amiga do ambiente. Como tal, Avelino Oliveira – da Comissão do Conselho Metropolitano do Porto – reforçou que a criação de uma ciclovia não se prende unicamente para melhorar os passeios de bicicleta como lazer. Ou seja, o objetivo é “mudar os hábitos das pessoas” e fazer com que “a bicicleta seja vista como um meio de transporte” capaz de levar e trazer as pessoas do trabalho, como já acontece noutras cidades europeias.

 “Queremos que a bicicleta seja vista como um meio de transporte”

O presidente da Câmara de Matosinhos garante o trabalho conjunto dos quatro municípios envolvidos. E se há tempos a Circunvalação foi construída para dividir: “Neste momento só faz sentido que funcione para unir”: “queremos uma via que nos una em vez de dividir”, acrescenta Eduardo Pinheiro.

Rui Moreira – presidente da Câmara do Porto – começou a intervenção ao relembrar Guilherme Pinto e o seu empenho no projeto de melhorar a Circunvalação. Destaca também a união entre os autarcas dos diferentes municípios e considera que estão em jogo valores que se sobrepõem a qualquer ideologia política: “Aconteça o que acontecer em outubro, espero que este projeto não seja perdido”. Rui Moreira faz uma analogia para explicar o projeto: “Estão aqui as instruções de um lego que, agora, pode ser montado pelos quatro municípios”.

Emídio Sousa – presidenete do Conselho Metropolitano do Porto – concorda quando afirma que “ainda há muito mais a fazer” e reforça que se “tem de investir nas áreas metropolitanas visto que é onde vive a maior parte da população portuguesa”.

“A Circunvalação neste momento é uma ferida para a vivência urbana saudável”

Para Avelino Oliveira – da Comissão do Conselho Metropolintano do Porto – a Circunvalação é, neste momento, “uma ferida para a vivência urbana saudável”. Como tal, faz também parte do projeto reduzir as emissões de CO2 e o ruído que se sente nas zonas circundantes à estrada da Circunvalação.

Os representantes das autarquias de Gondomar e Maia também estão de acordo e afirmam estar unidos, juntamente com o Porto e Matosinhos para que o projeto avance.

O que falta para avançar?

Para Rui Moreira “falta muito trabalho, falta concretizar projetos, tomar decisões mais finas e tomar decisões políticas mais concretas” assim como trabalhar “nas oportunidades de financiamento que forem surgindo”, mencionando o quadro do Portugal 2020.

Eduardo Pinheiro diz que “os cidadãos só vão acreditar que o projeto está em cima da mesa quando realmente virem as máquinas a trabalhar”, mas que este projeto não é “para amanhã”.

Artigo editado por Rita Neves Costa