A história do PortOuvido é cheia de capítulos e reviravoltas. Nesta semana, estreámos uma nova rubrica dedicada ao desporto da cidade, falamos de poesia com Rui Spranger e ainda fomos à boleia da celebração feminina.

“Fora de Jogo” é o nome da mais recente rubrica do nosso programa. Neste espaço, propomo-nos a contar a história dos clubes portuenses, de diversas modalidades, na voz de quem melhor os conhece. Em fase de aquecimento, visitámos o Académico Futebol Clube. O nome revela a história da origem do clube, mas será que se mantém a mesma dedicação exclusiva ao futebol? Aquele que foi o primeiro estádio com relvado da Península Ibérica, abriu as portas ao PortOuvido.

O Porto é Deles, mas desta vez numa voz muito particular. Rui Spranger é ator, encenador e mantém uma relação de grande proximidade com a poesia. Nasceu no Porto e descreve como ninguém a cidade e as suas gentes. Spranger faz-nos uma leitura do Porto enquanto composição poética e, simultaneamente, fonte de inspiração da produção de poemas. Não albergasse esta cidade a casa de poesia mais antiga do país: o Café Pinguim.

O dia 8 de março marca a celebração do Dia Internacional da Mulher. Inúmeros são os nomes femininos que ecoam na imensidão da História. Arte, Ciência, História, Política… Não há área que não tenha sentido a impulsão das vozes e da força femininas. Homenageámos todas essas mulheres, mas também as que se viram forçadas a manter-se na sombra, na sombra do patriarquismo. O PortOuvido foi “À Boleia” do tema e questionou os portuenses acerca do papel da mulher na sociedade e até mesmo perante o homem.

O “Sai de Casa” desta semana não teve dúvidas e selecionou três eventos que não podes mesmo perder. A Reitoria da Universidade do Porto abre as portas para a exposição de fotografia “Tibete na Sombra do Teto do Mundo”, de Carlos Melo. O Festival Feminista do Porto vai estar ativo até ao final do mês de março e está a promover as mais diversas atividades, desde exposições, ações de rua, teatro e cinema, até dança, debates e concertos. “Praia” é o nome do mais recente álbum da artista Mafalda Veiga, cujo concerto de apresentação vai acontecer na Casa da Música.