“Do alto da minha cidade vejo a mais bela das cameleiras”. Este é o primeiro verso do poema que preencheu as janelas do elétrico ilustrado no domingo à tarde. Quem o escreveu foi Adélia Carvalho, responsável pela organização da atividade, juntamente com a Porto Lazer. Foi o último dos três elétricos a ser decorado para mostrar, durante esta semana, as camélias a quem neles viajar. A iniciativa está inserida nas comemorações do Porto enquanto “Cidade das Camélias”.

A atividade juntou Adélia Carvalho, escritora de contos infantis, e a ilustradora Cátia Vidinhas a crianças que se tinham inscrito na atividade. Os mais novos eram recebidos pela autora, que explicava a razão de estarem a desenhar camélias nas janelas do elétrico.

Os desenhos ilustram o poema escrito especialmente para a ocasião. A inspiração surgiu do sentimento da autora quando caminha pela cidade e vê as diferentes cameleiras. “Qualquer sítio desta cidade encontramos uma japoneira e uma cameleira e naquele momento ela parece-me sempre a mais bela. Foi um bocado este o meu caminho”, conta Adélia Carvalho ao JPN.

A autora refere ainda que a atividade foi “uma sensibilização também para a ilustração e para as palavras, a forma de dizer as coisas de outra forma, a poesia, que também é uma marca desta cidade, é uma cidade de poetas”.

Os pequenos ilustradores completavam as pinturas que Cátia ia deixando nos vidros. As camélias eram a personagem principal da história, mas havia liberdade para se desenhar um pouco de tudo. “Estou a desenhar uns passarinhos, uma camélia, uns peixinhos e um barco”, explica Lara, enquanto escolhe a próxima cor que vai usar.

A ilustradora considera que os seus ajudantes foram “uns bons parceiros” e tornaram o trabalho mais divertido. O objetivo passou também por “chamar as pessoas à atenção da existência dos artistas e da importância deles para a cidade e também para os próprios turistas verem que nós criamos este tipo de iniciativas. Mostra que nós nos importamos com o que existe e que há essa importância em preservar e chamar à atenção”, sublinha Cátia.

A semana das Camélias é celebrada até ao próximo sábado. O programa conta cerca de 100 iniciativas.

Artigo editado por Rita Neves Costa