Cerca de 50 empresas das mais diversas áreas aderiram a mais uma edição do “FJC Porto de Emprego”. O evento aproxima alunos — não só da área de economia e gestão da FEP como também de outros cursos superiores — das empresas parceiras. Cada uma das entidades tem a liberdade de definir quais os departamentos abertos ao recrutamento.

São mais de 300 oportunidades de estágio e emprego que a organização tem ao dispor dos alunos. Rui Maciel, diretor-geral de sistemas da FEP Junior Consulting (FJC), empresa júnior responsável pela iniciativa, esclarece ao JPN que se tem verificado que “o impacto do evento não é só na Faculdade de Economia, mas também em toda a Universidade do Porto”. Quando questionado sobre a crescente adesão e a presença regular das entidades nas feiras de emprego da faculdade, Rui Maciel justifica que “se as empresas continuam a vir, tem de haver algo na FEP que elas venham buscar”.

Rui Maciel, Diretor Geral de Sistemas da FEP Junior Consulting

Rui Maciel, diretor-geral de sistemas da FEP Junior Consulting. Foto: Rita F. Batista

A iniciativa contou com empresas como a SONAE, PARFOIS, LIDL, Jerónimo Martins, NOS e EDP. O departamento de recursos humanos de cada entidade é o responsável pelas várias bancas e respetivas atividades, espalhadas pelo primeiro e segundo pisos da FEP.

O conceito é simples e rápido: depois de uma conversa entre a empresa e o aluno, onde é esclarecido o que ambos procuram, basta passar o cartão de estudante pelo leitor e a empresa tem acesso a uma base de dados, com o currículo digital de todos os interessados.

O que procuram as empresas e os estudantes

Francisco Almeida, estudante do 3º ano de Gestão na FEP, diz que o evento é uma oportunidade de ficar a conhecer as propostas das empresas: “Aqui podemos dar-nos a conhecer mais pormenorizadamente”.

Francisco Almeida, aluno da Licenciatura em Gestão na FEP

Francisco Almeida, aluno da licenciatura em Gestão na FEP. Foto: Rita F. Batista

A SONAE está a recrutar para o Programa Contacto e tem 50 vagas em aberto para diferentes áreas. Quem explica é Leonor Domingues, que faz parte da equipa de recursos humanos da empresa – talent aquisition.  “A SONAE tem capacidade e necessidade de obter a maior diversidade de perfis possível”, afirma. Os principais destaques vão para as áreas da economia, gestão e comunicação.

Depois de se dirigir à banca da SONAE e de deixar os seus dados, Carolina Caril, estudante de mestrado em Economia, destaca a possibilidade de fazer estágios de verão em algumas das empresas presentes.

O programa de estágios NOS Alfa integra, por ano, cerca de 30 graduados portugueses e por isso a NOS vê no “Porto de Emprego” uma oportunidade de recrutar. Marta Dias, da equipa de recrutamento e motivação da NOS diz que o “objetivo é integrar os melhores”, depois do período de estágio “se todos forem muito bons, são todos a integrar o programa”.  A representante da empresa no evento, dá o exemplo do último ano em que dos 28 estagiários, 95% ficaram a trabalhar na empresa.

Marta Dias, da equipa de Recrutamento e Motivação da NOS

Marta Dias, da equipa de recrutamento e motivação da NOS. Foto: Rita F. Batista

Os estudantes finalistas e alunos de mestrado vêem na iniciativa da FCJ uma boa oportunidade para entrar no mercado de trabalho, foi o que explicou João Santos, aluno do último ano da licenciatura em Economia na FEP.

Entrevistas em 5 minutos

“Uma espécie de speed dating”, é assim que Rui Maciel explica ao JPN a novidade da edição deste ano. Durante 5 minutos, cada aluno tem a possibilidade de convencer a empresa de que tem as qualidades necessárias para preencher o lugar — são 22 alunos e 22 empresas que participam no “Speed Recruitment”.

Em entrevistas flash, as empresas procuram que os alunos revelem dados que não são um costume no currículo tradicional. A atitude e a experiência são os principais requisitos que as entidades empregadoras procuram nos candidatos.

A 17ª edição do “Porto de Emprego”  evento arrancou esta terça-feira e termina esta quarta-feira ao final do dia. A organização espera a presença de 7 a 9 mil estudantes de toda a Universidade do Porto.

Artigo editado por Rita Neves Costa