A Invicta ganha um novo espaço dedicado à cerveja artesanal. A “Letraria - Craft Beer Garden Porto” abriu as portas ao público esta sexta-feira.

A inauguração oficial do maior espaço de cerveja artesanal do país está marcada para o dia 17 de março, mas quem tiver curiosidade já pode ir experimentar um alfabeto de cerveja. A Letraria – Craft Beer Garden Porto entrou em modo soft opening esta sexta-feira.

O espaço situado no número 101 da Rua da Alegria, no Porto, pretende unir a experiência e combinação de sabores entre cerveja artesanal e a gastronomia. Tudo isto num ambiente descontraído.

Uma das características diferenciadoras da Letraria é o amplo jardim, “a chave central deste projeto”, explica Filipe Macieira, co-proprietário do espaço e um dos fundadores da cerveja Letra, ao JPN.

A marca, diz, é essencialmente “pedagógica”. O conceito de associar cada estilo de cerveja a uma letra do alfabeto surgiu com a dificuldade que os produtores observaram nos consumidores em distinguir os nomes técnicos dos vários tipos de cerveja.

Foto: Beatriz S. Pinto

“Vamos a um bar, vemos as garrafas, não percebemos nada de cerveja artesanal, mas queremos experimentar. A tendência é começar na A e ter uma sequência, passar para a B, C, D… E depois no contrarrótulo da garrafa tens a informação toda sobre a cerveja, se é weiss, pilsner, stout, red ale…”, explica Filipe Macieira. Acrescenta ainda: “Só vamos na letra F, por questões de marketing, porque já temos receitas para ir para o alfabeto grego”.

A Letraria – Craft Beer Garden Porto conta com 50 tipos diferentes de cerveja, 20 de torneira e 30 de garrafa. O objetivo é que, até ao verão, se chegue às 100 referências disponíveis, em que o preço médio ronda os três euros.

Das cervejas ao café artesanal, a gastronomia também prima pela qualidade na seleção dos ingredientes, que são de origem local.

Um projeto universitário

A empresa Fermentum, detentora da marca Letra, teve a sua origem em 2010, quando Filipe Macieira e Francisco Pereira, então investigadores em Bioengenharia na Universidade do Minho, decidiram aplicar a sua experiência ligada à indústria cervejeira para “construir os alicerces” daquela que é uma das primeiras marcas de cerveja artesanal em Portugal.

Depois de três anos de desenvolvimento, que incluíram “candidatura a fundos comunitários, investigação e desenvolvimento de receitas de cerveja e construção de equipamentos de produção”, em junho de 2013 os dois fundadores lançaram a marca no ArtBeerFest, em Caminha.

Esta área oferece ainda a bottle shop, que consiste na possibilidade de compra de garrafas ou latas, para oferta ou consumo fora do espaço. As garrafas de litro, enchidas diretamente das torneiras de cerveja do bar, são também uma novidade, podendo ser consumidas de imediato ou no prazo de dois/três dias, e podendo ser reutilizadas.

Para além da marca Letra, a Letraria – Craft Beer Garden Porto, dispõe de uma variedade de cervejas artesanais da conhecida marca dinamarquesa Mikkeller, com quem tem uma parceria.

Num mercado pouco explorado em Portugal, Filipe Macieira considera que o setor está em crescimento e pretende continuar a investir na promoção de cerveja artesanal portuguesa.

Foto: Beatriz S. Pinto

A Letraria – Craft Beer Garden Porto funcionará das 17h00 às 00h00 durante a semana e das 17h00 às 02h00, às sextas e sábados, com encerramento às terças-feiras.

Artigo editado por Filipa Silva