O FC Porto goleou a formação do Arouca (4 – 0), esta sexta-feira, na abertura da 25ª jornada da Liga NOS. Uma entrada forte valeu à equipa visitante dois golos de vantagem ao intervalo. No segundo tempo, deu para gerir esforços para o jogo de terça-feira em Turim (frente à Juventus, na segunda mão dos oitavos da Champions) e conseguir mais dois golos. André André e Maxi Pereira viram o quinto amarelo e não jogam frente ao Vitória de Setúbal na próxima jornada.

Nuno Espírito Santo voltou a incluir Maxi no onze depois da goleada frente ao Nacional. Do lado da casa, Bolat, emprestado pelo FC Porto, deu o lugar na baliza a Bracali e Hugo Basto entrou para o lado de Jubal no eixo da defesa.

Entrada de cabeça

Foi mais uma entrada forte dos “dragões” que rapidamente tomaram conta do jogo e obrigaram o Arouca a tentar atacar com um jogo mais direto à procura da velocidade de Kuca e Mateus e da figura mais avançada, Tomané. Não foi uma partida com muitas oportunidades de golo, mas teve uma eficácia acima da média por parte dos azuis e brancos. Aos 14 minutos, na primeira oportunidade de golo da partida, Brahimi cobra um livre de forma eficaz para a cabeça de Danilo abrir o marcador.

Quatro minutos volvidos, Brahimi isola Soares e o avançado, na cara de Bracali, envia a bola ao poste naquilo que foi um aviso do que faria um pouco mais tarde. Quanto a Brahimi, começava a desenhar-se mais uma boa exibição do argelino. Soares perdoou à primeira mas à segunda marcou mesmo pelo sexto jogo consecutivo. Insistência de Óliver e cruzamento milimétrico do espanhol para o cabeceamento do reforço de inverno portista.

Com dois golos de vantagem, o FC Porto baixou o ritmo, criando apenas algumas situações de livres em que a bola acabou por passar longe da baliza de Bracali. A equipa do Arouca começou a subir um pouco as linhas, mas sem assustar Casillas. Aos 27′ fica a pedir penalti por uma alegada mão de Danilo, mas Hugo Miguel considerou que o médio cabeceou a bola e esta tocou involuntariamente na mão.

Antes do intervalo, Nelsinho rematou para aquela que terá sido a única defesa mais apertada para Casillas em toda a partida.

Gerir mantendo a mira na baliza

Na segunda parte, insatisfeito com o resultado, Manuel Machado lançou Walter González e, mais tarde, Artur. Mas foi outro suplente a ser protagonista. Nuno lança Diogo Jota e o extremo faz o 3 – 0 quase de seguida, depois de responder a uma assistência de Brahimi.  Antes disso, os “dragões” ficaram a pedir penalti por um alegado “puxão” de Anderson Luís a Soares, enquanto André Silva disputava a bola no ar com Bracali.

Com velocidade, o FC Porto ia dominando e criando algum perigo junto da baliza adversária. O Arouca foi conseguindo chegar a zonas de finalização, mas a defesa portista travou as várias investidas do Arouca. Aos 74′, Soares, novamente em boa posição, atira a rasar o poste da baliza da equipa adversária. Aos 85′, o avançado brasileiro bisa no encontro e fecha a contagem. Depois de um cruzamento de Maxi Pereira, Soares desvia a bola para a baliza, num remate de execução difícil.

Estava consumada a 9ª vitória consecutiva do FC Porto no campeonato e a nova liderança provisória, com mais dois pontos que o Benfica que recebe esta segunda-feira a equipa do Belenenses

FC Porto “no caminho certo”

Nuno Espírito Santo gostou do trabalho dos seus jogadores, que “não concederam oportunidades ao adversário” e tiveram a “ambição de fazer mais golos”. Em conferência de imprensa, o treinador portista referiu que que a equipa “está no caminho certo” e focada em si própria. Tendo como princípio-base a “solidez defensiva”, para consumar “vitórias robustas”.

Como vem sendo habitual, o técnico deixou elogios à massa associativa azul e branca. “É impressionante o apoio que temos, faz-nos sentir no Dragão. A equipa sente-se acompanhada em todos os jogos. É um dos motivos principais do nosso êxito”, salientou.

“Está a ser muito igual à primeira volta”

“Os meus jogadores estavam prevenidos para uma entrada muito intensa, na tentativa de fazer um golo para obrigar o adversário a dar mais espaço”, disse o treinador do Arouca em conferência de imprensa. Só que o plano nunca foi capaz de contrariar a supremacia dos dragões. “O resultado de 0-2 deu algum conforto ao FC Porto. E o segundo tempo foi mais do mesmo. Ganha o jogo sem contestação”, afirmou Manuel Machado.

Desde a chegada do treinador ao distrito de Aveiro, o Arouca ainda não venceu nenhum jogo. Mesmo assim, o treinador acredita na manutenção. “Se cometemos algum pecado nesta fase, foi perder em casa com o Belenenses. Fora isto, está a ser muito igual à primeira volta. Esperemos é que a partir do próximo fim-de-semana possamos inverter este ciclo negativo”, analisou.

Sobre a situação com Tiquinho Soares, Manuel Machado fez um mea culpa. “Cometi um lapso. Não tinha ouvido nenhuma referência nessas entrevistas múltiplas que foi dando. Ele referiu o Nacional e a minha pessoa na primeira entrevista que deu ao Porto Canal”, recordou. Refira-se que o avançado portista entregou a camisola a Manuel Machado no final da partida.

Artigo editado por Rita Neves Costa