O FC Porto discute, esta terça-feira (19h45), em Turim, a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões. Os “dragões” sofreram uma derrota caseira (0-2) na primeira mão e necessitam de marcar pelo menos três golos para seguir em frente na liga milionária.

A tarefa não se adivinha fácil mas existem exemplos de situações em que houve reviravoltas a partir de um 2-0 negativo. Para além do histórico jogo do Barcelona frente ao Paris Saint Germain da semana passada, a equipa de Nuno Espírito Santo tem como exemplos os anos de 2013 e 2014 quando o Barcelona e o Manchester United recuperaram deste resultado frente ao AC Milan e Olympiacos, respetivamente. Ou ainda o Real Madrid frente ao Wolfsburgo, em 2016.

Nestes três jogos, a equipa que passou jogou primeiro fora, ao contrário do caso do FC Porto. Se os portistas marcarem três golos no Juventus Stadium, podem até sofrer um e passar na mesma.

Não se sabe qual vai ser a aposta de Nuno mas o FC Porto deverá jogar com o esquema habitual de dois avançados, na procura de marcar para igualar a eliminatória. André André deve manter-se no onze para ajudar a fechar o meio-campo, área onde a Juventus conta com ativos de grande qualidade.

Na convocatória portista há duas novidades. Herrera e Corona voltam a ser opções para Nuno Espírito Santo que chamou ainda o castigado Alex Telles. Falta de apoio não haverá. Apesar da tarefa ser difícil para a equipa portuguesa, os “dragões” terão o apoio de 2.400 adeptos.

“Difícil, mas não impossível”

Nuno Espírito Santo garantiu que o FC Porto vai a Itália para ganhar o jogo e passar aos quartos de final e, quanto aos seus jogadores, assegurou: “nunca renunciam ao jogo”. O treinador reconhece que tem “uma grande equipa” pela frente e que a tarefa portista é “difícil, mas não impossível”.

Nuno acredita na passagem aos quartos. FOTO: FC Porto

Nuno destacou a evolução e crescimento da equipa: “está melhor, cada vez mais competitiva, madura e consistente. E cada vez consegue interpretar melhor a nossa ideia: consistência defensiva que possa libertar o talento e a criatividade dos jogadores”. Abordou, também, as opções que tem à disposição: “tenho diferentes soluções que me garantem que qualquer opção é boa. O plantel está bem e os jogadores têm crescido muitíssimo no seu rendimento individual em prol da equipa. Existe um grande compromisso e uma grande solidariedade entre todos”, declarou aos jornalistas.

Quanto à capacidade da equipa com bola e na reação à perda: “Melhorámos muito nos dois momentos cruciais de um jogo: com e sem bola. Temos evoluído muito nesses dois aspetos. Quando as coisas não correram bem, soubemos levantar-nos e agora a equipa demonstra que consegue ser eficaz.”

Brahimi garante um FC Porto a dar tudo em campo. FOTO: FC Porto

Brahimi foi o jogador que marcou presença na conferência de antevisão da partida e foi claro no objetivo: “temos que fazer um grande jogo”. Quanto ao jogo da primeira volta, quer dar outra imagem: “O jogo da primeira mão tornou-se muito mais difícil com dez, mas são coisas do futebol. Queremos demonstrar que somos uma grande equipa, com muita força mental, e vamos dar o nosso máximo para passar esta eliminatória.”

O argelino sente-se feliz no Dragão, tem acumulado boas exibições nos últimos jogos e garante: “Não mudou nada. Sou o mesmo jogador de sempre e tento corresponder às exigências da equipa técnica. Sou um jogador como todos os outros e dou o máximo todos os dias para ajudar os meus companheiros e o meu clube.”

“Espero um FC Porto que sabe aquilo que quer”

Allegri espera um FC Porto complicado de bater. FOTO: Flickr

A Juventus parte em situação mais favorável para a partida desta terça-feira. Ainda assim, Massimiliano Allegri não espera facilidades frente ao FC Porto: “Espero um Porto que sabe aquilo que quer. Vão procurar manter a eliminatória em aberto o máximo que conseguirem. Basta ver o jogo com a Roma, que foi equilibrado até à expulsão de De Rossi. Temos de saber que vai ser preciso um jogo importante e sério para seguir em frente”.

Allegri espera um bom ambiente no Juventus Stadium e garantiu a titularidade do médio Claudio Marchisio.

Paulo Dybala reconhece que o FC Porto criou dificuldades aos italianos na primeira mão, pelo que não espera um jogo fácil: “Estamos recordados da vitória do Porto sobre a Roma, por isso temos de estar muito atentos. No primeiro jogo a expulsão foi decisiva, porque sentimos dificuldades quando estavam 11 contra 11. Não vai ser fácil amanhã [esta terça-feira]”, rematou.

Poderá acompanhar a partida ao minuto e ler a crónica no final no site do JPN.

Artigo editado por Filipa Silva