A regra dos cinco segundos tem algum fundo de verdade. Segundo um estudo realizado pelo Professor Anthony Hilton, perito em germes da Universidade de Aston, em Birmingham (Reino Unido), a comida que cai ao chão se for recolhida em menos de cinco segundos, continua segura para comer.

Em declarações ao jornal inglês “The Independent”, o professor diz que “ingerir alimentos que tenham passado alguns segundos no chão nunca está totalmente livre de risco”, acrescentando ainda que “obviamente, os alimentos cobertos de sujidade visível não devem ser comidos, mas enquanto não estiverem obviamente contaminados, a ciência mostra que é improvável que os alimentos tenham pegado bactérias perigosas a partir do chão”.

A pesquisa, realizada em simultâneo com um inquérito a 2000 pessoas no qual 79% dos inquiridos revelou que comer alimentos que tenham caído ao chão, mostrou que o número de germes transferidos pode ser influenciado “pela natureza da superfície do chão, pelo tipo de comida que caiu e pelo tempo que fica no solo”, de acordo com o investigador.

O Professor Hilton vai demonstrar como é que a regra dos cinco segundos funciona na “The Big Bang Fair” — uma feira sobre a ciência e tecnologia — que abre esta quarta-feira em Birmingham. Para Paul Jackson, organizador da feira, a regra é “um exemplo bastante simples da presença da ciência no nosso dia-a-dia”.

Artigo editado por Rita Neves Costa