O Concurso Nacional de Jovens Empreendedores é lançado pela Fundação da Juventude e visa promover o empreendedorismo, tanto criativo como social, nas gerações mais jovens.

A competição vai ser dividida em duas categorias distintas: por um lado vão ser eleitos os melhores projetos desenvolvidos por jovens do ensino secundário, abrindo, também, a participação a jovens que se encontrem a frequentar o ensino profissional. Numa outra categoria, estarão em concurso os projetos desenvolvidos por jovens universitários, com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos.

Para os melhores projetos de cada uma das categorias (ensino secundário e ensino universitário) há prémios no valor total de cerca de 17.000 euros que incluem inscrições num Programa Avançado em Empreendedorismo e vales de incubação gratuita nos Ninhos de Empresas do Porto ou Lisboa da StartUP Juventude.

A mostra nacional de jovens empreendedores acontece em junho na Alfândega do Porto. Foto: Fundação da Juventude

Cabe ao júri, composto por empresários, gestores e representantes de instituições ligadas ao empreendedorismo, avaliar os projetos submetidos a concurso mediante critérios definidos. De todas as propostas apresentadas vão ser selecionados os 50 melhores projetos — 25 referentes ao ensino secundário e 25 referentes ao ensino universitário — que vão marcar presença na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores de 5 a 7 de junho na Alfândega do Porto.

A Fundação da Juventude afirma que procura distinguir e premiar a inovação e a criatividade dos jovens, assim como estimular a capacidade de análise e espírito crítico. Ao mesmo tempo, os particantes irão desenvolver a capacidade de argumentação na apresentação dos projetos. A organização do evento quer que as gerações mais novas consigam analisar o panorama económico atual para detetar oportunidades de negócio nas mais diversas áreas. Para além disso, a Fundação considera essencial potenciar o contacto de jovens empreendedores com o “mundo real”, preparando-os para uma melhor integração no mercado de trabalho.

A 1ª edição do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores conta com a parceria de diversas entidades como a IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação)m o IPDJ (Instituto Português da Juventude e do Desporto) e IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) e a Câmara Municipal do Porto. O banco Santander Totta e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Brisa vão apoiar a Fundação da Juventude no financiamento dos prémios.

Para Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude, é importante que os jovens consigam “acrescentar valor à envolvente e à sociedade na qual estão inseridos”.

As inscrições dos projetos vão estar abertas até 10 de maio.

Artigo editado por Rita Neves Costa