O Partido Popular para a Liberdade e Democracia (VDD), do atual primeiro-ministro Mark Rutte, foi o grande vencedor das eleições legislativas que ocorreram esta quarta-feira na Holanda. Os resultados preliminares, baseados numa “rápida contagem de votos”, mencionam também que o Partido para a Liberdade (PVV), de extrema-direita de Geert Wilders, ficou em segundo lugar sendo seguido pelos democratas-cristãos do CDA e pelos democratas do D66.
Os grandes derrotados das eleições são o partido de Geert Wilders (PVV) e o Partido Trabalhista (PvdA). O PVV, apesar de conquistar mais quatro lugares no parlamento que em 2012, fica abaixo dos 24 lugares das eleições de 2010, quando foi peça fundamental na constituição do governo. O Partido Trabalhista, o atual parceiro de coligação de Mark Rutte, sofreu um rombo no número de deputados no parlamento, passando de 38 deputados para apenas nove.
We were the 3rd largest party of the Netherlands.
Now we are the 2nd largest party.
Next time we will be nr. 1! pic.twitter.com/lKN5CFUhPT
— Geert Wilders (@geertwilderspvv) 16 de março de 2017
Quem ficou a ganhar nas eleições foram, principalmente, o VDD de Rutte e o partido dos verdes (GroenLinks) de Jesse Klaver. O Partido Popular para a Liberdade e Democracia, apesar de ter perdido oito lugares no Parlamento, conseguiu manter a ameaça da extrema-direita longe do governo holandês. O partido ecologista de Jesse Klaver conseguiu eleger mais 12 deputados, passando de quatro deputados para 16.
As eleições legislativas de quarta-feira foram as mais concorridas em 31 anos, com 82% de participação, quase mais 8 pontos percentuais que em 2012 (74,6%). Os votos foram contados manualmente, de forma a evitar receios de pirataria nos programas informáticos utilizados para contar votos.
O próximo passo é a constituição de um governo, pois o panorama de divisão de votos na Holanda, obriga a uma coligação que agregue, no mínimo, 76 deputados. O recorde para o maior número de dias para formar governo é de 1977, quando o ex-primeiro-ministro Dries van Agt demorou 208 dias, sendo que em 2012 foram precisos 52 dias para Mark Rutte negociar um governo. A contagem oficial de votos será divulgada terça-feira (dia 21 de março), a ocorrer na Casa dos Representantes.
Artigo editado por Filipa Silva