Os transportes turísticos em Matosinhos vão passar a ser alvo de regulação. A proposta foi apresentada esta segunda-feira pela autarquia e tem como objetivo “contribuir para a qualidade do ar e para a redução das emissões de gases com efeito de estufa”, de acordo com o município.

A proposta consiste, essencialmente, em definir paragens próprias para os autocarros de serviço turístico, com horários também especificados (entre as nove horas da manhã e as 22 horas) e em impor limites em relação ao número de veículos e no que toca à sua estrutura.

O documento também aborda os circuitos turísticos que se fazem em Matosinhos, revelando que estes vão ter que obter um “prévio licenciamento municipal”, revelando também que esta norma só não se aplica aos veículos com lotação máxima de nove lugares.

O próximo passo para a aplicação da proposta é a Assembleia Municipal, que vai abrir um período de 30 dias para que os cidadãos possam apresentar/discutir a proposta com a câmara municipal. Com a imposição do regulamento, a autarquia pretende também que os turistas tenham uma visita mais completa de Matosinhos, em vez de se limitarem ao percurso que faz apenas a ligação com o terminal de cruzeiros de Leixões.

Artigo editado por Rita Neves Costa