Vytenis Andriukaitis, comissário europeu responsável pela área da Saúde e Segurança dos Alimentos, em visita ao i3S, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, fez uma apelo aos jovens europeus para adotarem um estilo de vida saudável e para participarem na construção dos próximos anos da União Europeia.

A visita do comissário aos laboratórios foi conduzida pelo diretor do i3S, Mário Barbosa, e incluiu a apresentação de duas equipas de investigação: uma liderada por Ana Paula Rêgo (“NanoBiomaterials for Targeted Therapies“) e outra por Raquel Secura (“Epithelial Interactions in Cancer“).

No fim da visita ao i3S, Andriukaitis esteve presente numa conferência de imprensa com órgãos de comunicação social de índole académica, entre os quais se incluiu o JPN.

Cigarros eletrónicos: uma “solução muito atrativa para os jovens”

Andriukaitis esteve no Porto também para participar numa conferência sobre tabaco e saúde. Este foi um dos tópicos abordados na conferência de imprensa no i3S. O comissário europeu mostrou-se preocupado com o facto de os cigarros eletrónicos serem “uma solução muito atrativa para os jovens”.

De acordo com o responsável, que também é médico, falta investigar se são realmente um bom método para “ajudar a parar de fumar”. Caso seja verificado que os cigarros eletrónicos trazem alguns benefícios para os consumidores, o uso dos dispositivos “deve ser controlado por médicos especialistas e ser unicamente vendido em farmácias”, explica o comissário.

O chefe da comissão europeia da saúde e segurança alimentar fez ainda um apelo ao uso dos instrumentos à disponibilidade dos europeus, como por exemplo, “a comunicação social, as redes sociais, o audiovisual e a publicidade e marketing” para desincentivar o consumo de tabaco nas camadas mais jovens.

Andriukaitis, comissário desde 2014, afirma que Portugal é um “país campeão” no que toca “à transposição das metas comunitárias na área do tabaco para o sistema legal do país”. Adverte ainda para o facto de ser possível observar em muitos “cafés e praias portuguesas os cidadãos a fumarem, prejudicando os fumadores passivos” (a este propósito, o comissário viria a anunciar na conferência em que participou a seguir que a União Europeia instará os Estados-membros a proibir o consumo de tabaco em espaços públicos como as praias, a que se juntam parques infantis e equipamentos desportivos).

Andriukaitis reuniu com a direção do i3S Foto: i3S

Investimento europeu na investigação: Precisa-se!

comissário que visitou esta quinta-feira o i3S, que agrega cerca de 800 investigadores, explica que todas as áreas de investigação precisam de mais apoios por parte da União Europeia.

Vytenis Andriukaitis, na sua passagem rápida pela instituição universitária portuense, admite que é necessário refletir “novos modelos de financiamento para a investigação”. “O i3S é um excelente exemplo de cooperação”, concluiu.

Nova definição de cool

No ano em que se celebra o 60º aniversário da União Europeia, Andriukaitis apela à juventude europeia para “elaborar o plano para os próximos 60 anos da União Europeia”. Se assim for, acredita o lituano, “o resultado será, certamente, brilhante”.

“O que é cool depende dos jovens”, diz o comissário europeu, na conferência de imprensa, sobre a capacidade das novas gerações de incentivarem novos hábitos de consumo e apela: “mostrem aos outros jovens que conseguem ser embaixadores de um estilo de vida saudável”.

O comissário europeu sublinha que “a União Europeia não é Bruxelas nem as suas instituições. A União Europeia é o programa Erasmus+, a possibilidade de viajar de Lisboa a Helsínquia sem passaporte, o cartão de crédito, a carta de condução, o seguro de saúde, o euro e o Espaço Schengen. Vocês têm isso no bolso”. E questiona: “Os jovens europeus querem perder estas regalias? Expliquem isso a David Cameron”.

“Vai ser um futuro muito doloroso se as gerações mais jovens não perceberem os valores – direitos humanos, solidariedade, justiça social – e as possibilidades de paz de viverem juntos no continente europeu. E vejam o problema do “Brexit”! Que contém muitos erros porque não perceberam que a União europeia está em todo o lado”, acredita o responsável.

O comissário europeu seguiu para a sétima conferência sobre tabaco e saúde, que teve lugar no Hotel Sheraton, e que contou com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com a rainha Letícia de Espanha.

Artigo editado por Filipa Silva