O Clube dos Pensadores faz, esta segunda-feira, 11 anos. A cerimónia vai acontecer no hotel Holiday Inn de Gaia, às 21h30 e vai contar com a presença de várias personalidades ligadas à política.

Está confirmada a presença de Nuno Magalhães, líder do grupo parlamentar do CDS; António Tavares, membro do PSD e presidente da Santa Casa da Misericórdia do Porto; Paulo Morais, ex-candidato à presidência da República; Manuel dos Santos, eurodeputado do PS; João Semedo, ex-líder do BE e António Filipe vice-presidente do grupo parlamentar do PCP.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que já esteve no clube, enviou um vídeo que vai ser apresentado durante a cerimónia.

O Clube dos Pensadores existe, para Joaquim Jorge, porque “as pessoas deixaram de falar, de estar, de ter um pretexto para sair e o clube é um pretexto para sair”, refere o fundador.

Joaquim Jorge recorda alguns dos convidados, como Alberto João Jardim, pois pensava que não conseguiria levá-lo ao evento. Destaca também a presença de Paula Teixeira da Cruz e de Pedro Santana Lopes, logo após ter sido demitido por Jorge Sampaio, em 2004.

Caso venha a ser candidato à Câmara de Matosinhos, Joaquim Jorge é perentório: “Terei que suspender o clube dos pensadores”, assegura. Em 2017, o sexólogo Júlio Machado Vaz e o piloto Tiago Monteiro foram os convidados do certame.

Artigo editado por Filipa Silva