O quarto e último dia do Portugal Fashion começou no Silo Auto do Porto, local escolhido exclusivamente para a apresentação de Luís Buchinho. Já os desfiles seguintes foram da responsabilidade de Nuno Baltazar, Hugo Costa e Micaela Oliveira – todos na Alfândega do Porto.

O desfile de Luís Buchinho começou depois da hora marcada. Para o outono-inverno 2017-2018, o criador natural de Setúbal propõe uma coleção inspirada no litoral português, nomeada «This is the sea».

As modelos desfilaram com sobreposições e assimetrias em casacos, malhas e golas altas. Cores escuras como preto, cinzento escuro e azul marinho contrastaram com vermelho e branco. Pormenores como óculos de sol e malas XXL completaram as roupas do criador.

Nuno Baltazar: “See now, buy now”

Nuno Baltazar regressou à Alfândega do Porto para o Portugal Fashion, após uma edição sem participar no evento. A explicação prende-se com o “see now, buy now” que o criador adotou: “O cliente já não quer esperar seis meses para poder ter a peça que viu em formato desfile”, adianta.

Os coordenados, explica, refletem, de certa forma, a instabilidade climatérica que cada vez mais se verifica, como se confirmou, curiosamente, no dia de apresentação da sua coleção no Portugal Fashion.

Fortemente inspirado por Frida Kahlo, o desfile teve como pano de fundo uma das célebres frases da pintora mexicana – “I was born a bitch, I was born a painter” (Eu nasci uma cabra, eu nasci uma pintora). Nuno Baltazar trouxe o México ao Portugal Fashion, as cores vibrantes e fortes e os ritmos musicais mexicanos.

Também os folhos, as assimetrias, os corsários largos ou os decotes das costas foram alguns dos destaques na coleção. Os looks foram acompanhados com corações mexicanos — a representar quatro estados de alma, trabalhados pelo ilustrador Julio Dolbeth–, brincos compridos e coroas de flores.

Nuno Baltazar contou ainda com um espetador muito “especial” na primeira fila: o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Hugo Costa: A inspiração partiu dos exploradores

O criador que em janeiro se estreou na semana de moda masculina de Paris inspirou-se no explorador norueguês para conceber a coleção “Amundsen”, “representativa da necessidade de exploração do desconhecido por parte do ser humano”.

Conjuntos de vestuário totalmente brancos abriram o desfide de Hugo Costa. Também cores como o cinza, o preto e o azul nas várias tonalidades predominaram nas criações do jovem estilista. Uma mão marcada figurou em algumas camisolas.

O oversized (excessivamente grande) está na moda e esse elemento esteve presente nos largos sobretudos e macacões, que adornou com grandes bolsos e tiras de tecido caídas.Também Hugo Costa conjugou algumas criações com mochilas em formato grande.

Os modelos desfilaram com as sobrancelhas pintadas de branco e as bochechas rosadas, enquanto o cabelo preservava o efeito molhado. Os sons ocos, de tempestade, chuva e tambores completaram o desfile do criador.

Micaela Oliveira “viajou” até à Colômbia

A estreia de Micaela Oliveira no palco do Portugal Fashion aconteceu muito depois da hora prevista, mas, ainda assim, com sala lotada. Micaela revelou-se feliz com o convite, pois considera que, embora tenha uma “marca bastante cimentada”, o Portugal Fashion “acaba sempre por ser um certame de moda de referência a nível nacional e mundial” o que “é uma forma de reconhecimento”.

As volumosas esculturas de Fernando Botero – artista plástico colombiano — serviram de inspiração à designer, que revela: “Em vários sítios tenho visto as esculturas dele e acho o máximo. Então acabei por criar aqui uma ligação”.

A coleção da criadora trofense apresentou uma coleção bastante diversificada nas formas, tecidos e cores. Transparências, assimetrias, brilho e fluidez descrevem as criações que Micaela estreou na Alfândega do Porto. As cores predominantes foram preto e nude, complementados por peças com rasgos de cor. As silhuetas variaram entre peças e coordenados que marcam o anatomia do corpo e fitting semi-oversize.

Muitos dos coordenados foram ornados com óculos de sol e brincos. Já os cabelos das manequins surgiram apanhados.

A 40ª edição do Portugal Fashion terminou este sábado na Alfândega do Porto.

Artigo editado por Rita Neves Costa