“Tradição” é a palavra que serve de mote a dois dos sítios visitados pelo PortOuvido, esta semana: o Salão Ferreira e o Mercado do Bolhão. A melodia do jazz guiou-nos ainda até à Rua de Santa Catarina.

O “Postal Sonoro” desta semana compõe-se de tesouras e secadores. É no Salão Ferreira que a tradição acontece e a aparência masculina se renova. O PortOuvido foi descobrir os sons de uma barbearia tradicional, onde as tesouras e as máquinas de barbear imperam. Qual será o som dos cabelos que embatem no chão?

O Mercado do Bolhão é um dos pontos mais emblemáticos do turismo e comércio tradicional portuenses. A sua construção remonta ao ano de 1839 e, desde então, aquelas quatro paredes têm vindo a acumular as mais diversas histórias. “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.” E, no Mercado do Bolhão, mudou também a postura dos vendedores, a frequência dos portuenses e a variedade dos produtos comercializados no Mercado. O futuro avizinha-se renovado, mas… como seria “Antigamente Aqui”?

Por entre correrias numa das ruas mais frequentadas da cidade do Porto, a música esgueira-se e atinge todos aqueles que passam. Carlos Cepinha, com 29 anos, é um dos músicos que anima a Rua de Santa Catarina. De guitarra elétrica em punho, conta que começou a tocar na rua há quatro anos. Desde então, os estilos musicais que toca vão variando conforme as suas descobertas pessoais. Hoje, o estilo musical com que presenteia os transeuntes é percetível pelo tom dos acordes: jazz.

O “Sai de Casa” desta semana dá-te as melhores sugestões da semana e deixa ainda um alerta: se saíres de casa, não te esqueças de levar um casaco contigo. Se és apaixonado pela natureza e por todos os seus elementos, não podes perder a maior exposição de Orquídeas da Península Ibérica, na Exponor. Dia 1 de abril comemora-se o Dia das Mentiras, mas, este ano, o Pavilhão Rosa Mota vai também celebrar a música eletrónica, em mais uma edição do Nova Era Melhores do Ano. Se preferes o conforto de uma sala de teatro, o Sá da Bandeira vai ter em exibição a peça “Os Dias Realistas”.

Este programa tem a parceria da Engenharia Rádio.