O Teatro Nacional de São João (TNSJ) volta a receber, em abril, a obra “al mada nada”, peça criada por Ricardo Pais inspirada em “Saltimbancos” de Almada Negreiros.

“Al mada nada” conta com o ator Pedro Almendra – nomeado para o prémio “Melhor Ator de Teatro” pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) aquando a estreia da peça em 2014 – , o grupo de b-boys Momentum Crew e o percussionista Rui Silva.

A obra prima pela sensualidade, a cor e o movimento, de forma a celebrar o que Almada Negreiros viveu intensamente. A história gira à volta de um grupo de saltimbancos, um grupo de ciganos num circo, na época em que Portugal atravessou um período de fome, pobreza e trabalho forçado. “Al mada nada” é uma espécie de arena de combate, com um cenário que remete para a Primeira Guerra Mundial, onde não existem vencedores, mas há um “inesperado recolhimento”.

A peça vai estar em cena de 6 a 9 de abril no TSNJ e o preço varia entre os 7,50 e os 16 euros. No domingo, dia 9, as crianças entre os 6 e 12 anos podem explorar a obra numa oficina criativa que vai decorrer entre as 15h30 e as 17h30 nas instalações do próprio teatro.

“Al mada nada” é uma coprodução entre TNSJ e a Companhia de Teatro de Almada e estará em cena de quinta a sábado, às 21h00, e domingo, às 16h00, sendo que a ultima exibição terá um intérprete em Língua Gestual Portuguesa.

Artigo editado por Filipa Silva